Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais, e no período da Guerra Fria, muitos mecanismos foram criados por EUA e URSS para garantir suas zonas de influência. Nesse sentido, diferencie a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) do Pacto de Varsóvia quanto aos seus objetivos e aos dois países líderes de cada um dos programas respectivamente.
Soluções para a tarefa
Resposta: A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma organização intergovernamental formada por 30 países que se ajudam mutuamente em termos políticos e militares.
Criada no contexto da Guerra Fria, em 1949, essa organização tem como um de seus pilares garantir a segurança de seus países-membros, que pode ocorrer de forma diplomática ou com o uso de forças militares.
Vale lembrar que, em inglês, a sigla da Otan é Nato — North Atlantic Treaty Organization.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.
O chamado Pacto de Varsóvia foi um acordo militar assinado em 14 de maio de 1955, na capital polonesa que dá nome ao pacto, entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e outros países do leste europeu de orientação comunista. Esse acordo, ou aliança militar, foi encarado à época como uma resposta à criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que ocorreu em 4 de abril de 1949. Como é sabido, a OTAN – que existe até hoje – também é um pacto militar e foi firmada entre Estados Unidos da América e outros países ocidentais com o objetivo de ajuda operacional militar mútua.
Explicação: Esses dois pactos definiram a bipolarização do mundo que caracterizou a Guerra Fria. O Pacto de Varsóvia teve seu fim com a dissolução completa da União Soviética em 1991. A OTAN perdura até os nossos dias, porém com interesses estratégicos diferentes.