Os anos iniciais do século XIX foram marcados por disputas entre as principais nações europeias, cujas consequências se fizeram sentir no continente americano. Sobre esse contexto histórico, é correto afirmar que
A
as ações de Napoleão Bonaparte contra a dinastia Bourbon favoreceram o processo de independência das colônias espanholas.
B
a política de recrutar voluntários americanos para lutar na Europa permitiu a difusão dos ideais de liberdade e igualdade no continente.
C
a dinastia de Bragança, ao ceder às pressões napoleônicas, tornou insustentável a situação dos exércitos ingleses, que invadiram Portugal.
D
Napoleão decretou o fim do tráfico de escravos para as colônias da América, o que contrariou os negociantes franceses e ingleses.
E
a Inglaterra, enfraquecida pelas lutas na Europa, cedeu às pressões das 13 Colônias, que conseguiram abolir o pacto colonial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A é verdadeira. A "Era Napoleônica" vai de 1800 a 1815, sendo, portanto, um fenômeno do Século XIX. Ao "tomar" o trono espanhol, enfraqueceu a capacidade do Estado Espanhol em manter o domínio colonial, sendo uma causa indireta da independência.
B é falsa, uma vez que tais ideias começaram a circular ainda no Século XVIII, e mais por conta das universidades que dos exércitos.
C é falsa. A Inglaterra jamais invadiu Portugal.
D é falsa. O tráfico negreiro só seria eventualmente proibido pela Inglaterra, e favoreceu os seus interesses.
E é falsa. Os eventos citados aconteceram no Século XVIII, e não no Século XIX.
Perguntas interessantes