Os anos de 1970 representaram o auge da Revolução Verde no Brasil. Muitos dos esforços realizados nas décadas anteriores foram consolidados com a formação de cadeias produtivas e de sistemas agroindustriais bem articulados, capazes de assumir seu relevante posicionamento no mercado global de commodities. No contexto público, este acirramento da Revolução Verde também foi capaz de gerar importantes resultados. Sobre este assunto, analise as afirmações.
Soluções para a tarefa
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações importantes que podem te ajudar na resolução dela.
O principal resultado da Revolução Verde em solo brasileiro é representado pela autorização do uso de agrotóxicos e aumento significativo do agronegócio, que representa uma cadeia produtiva que vai desde o plantio até a manufatura de uma determinada commoditie agrícola (que são o café, milho, soja, outros).
Desse modo, o uso de agrotóxicos e defensivos tem contribuído para o aumento da produtividade, controle de pragas e abastecimento dos mercados interno e externo (exportações) desde aquela época.
Acredite em seu potencial!
Resposta:
restante da pergunta
Explicação:
I. Uma das conquistas mais relevantes da época foi o lançamento (em 1970), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, de cultivares transgênicas de soja, resistentes ao Glifosato.
II. No campo da assistência técnica aos produtores, houve a consolidação da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMBRATER, a qual estatizou grande parte das agências de ATER no Brasil.
III. Foram relevantes os avanços da pesquisa agropecuária brasileira neste período, com expressivos resultados na área de solos e na área de zoneamento agroclimático.
IV. Por mais expressivos que tenham sido os resultados da pesquisa agropecuária neste período, não foi observada evolução no controle de pragas, plantas invasoras e doenças, algo que só evoluiu na década de 2000, com a inserção das cultivares transgênicas.
É correto o que se afirma em: