Os animais peçonhentos são um problema de saúde significativo para as populações rurais em muitas partes do mundo. Dado o nível atual da mobilidade internacional de indivíduos e a curiosidade dos viajantes, os médicos e as clínicas de viagens precisam poder dar conselhos sobre prevenção, primeiros socorros e gerenciamento clínico do ambiente. Neste contexto, analise as afirmações abaixo:
SOARES, L. C. Toxicologia e análises toxicológicas. Maringá. Unicesumar, p. 272, 2021.
I. Acidentes classificados com leve com Tityus serrulatus pode provocar edema pulmonar, choque, convulsões e coma;
II. A maioria dos escorpiões apresentam neurotoxina na sua peçonha, que se ligam a canais específicos de células excitáveis;
III. Acidentes T. serrulatus não promovem alterações cardiovasculares, como arritmias cardíacas, hipertensão ou hipotensão arterial;
IV. A gravidade independe de fatores, como a espécie e tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a massa corporal do acidentado e a sensibilidade do paciente ao veneno;
Assinale a(as) alternativa(s) correta(s):
Alternativas
Alternativa 1:
se somente a afirmativa I estiver correta
Alternativa 2:
se somente a afirmativa II estiver correta
Alternativa 3:
se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas
Alternativa 4:
se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas
Alternativa 5:
se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta B somente a afirmativa II estiver correta pag. 230, 231
Resposta:
Alternativa 2:
se somente a afirmativa II estiver correta.
Explicação:
Livro páginas 230 e 231.
I. Acidentes classificados com leve com Tityus serrulatus pode provocar edema pulmonar, choque, convulsões e coma; (falso)
II. A maioria dos escorpiões apresentam neurotoxina na sua peçonha, que se ligam a canais específicos de células excitáveis;( verdadeiro)
III. Acidentes T. serrulatus não promovem alterações cardiovasculares, como arritmias cardíacas, hipertensão ou hipotensão arterial; (falso)
IV. A gravidade independe de fatores, como a espécie e tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a massa corporal do acidentado e a sensibilidade do paciente ao veneno; (falso)