"Os analistas econômicos da conjuntura brasileira consideram os anos 1980 como a "década perdida" em termos de crescimento. A área social sofreu diretamente os reflexos do comportamento negativo da economia nacional; acrescente-se a esse quadro a herança de desigualdades sociais do "milagre econômico brasileiro" (1968-73) e do modelo de desenvolvimento econômico posto em prática nos últimos 25 anos, e ter-se-á a dimensão exata do que se convencionou chamar de dívida social".
SANTAGADA, Salvatore. A situação social do Brasil nos anos 1980. Indicadores Econômicos FEE, v. 17, n. 4, p. 121-143, 1990.
Taxas médias de crescimento da indústria de Transformação, do PIB “per capita” e taxa de investimento no Brasil – 1970 e 1980.
(%) economia brasileira e suas perspectiva. Rio de Janeiro, APEC, v.28, p.22. I
PERÍODO
INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO
INVESTIMENTO
(1)
PIB
PIB
“PER CAPITA”
Década de 1970
9,0
22,8
8,6
6,1
Década de 1980
1,5
17,6
3,0
0,8
FONTE: A economia brasileira e suas perspectiva. Rio de Janeiro, APEC, v.28, p.22.
A preço de 1980.
Com base nas informações do texto e da tabela, analise as afirmativas:
I. A TABELA mostra o crescimento da indústria de transformação na década de 1970 (9%), o que reflete o incremento da indústria em geral no período. Por outro lado, a taxa de investimento alcançou 22,8%, o PIB, 8,6%, e o PIB "per capita", 6, 1 %.
II. O TEXTO se refere a chamado de “década perdida” no Brasil, pois junto com a crise econômica ocorreu a marginalização da maioria da população do mercado, prejudicada por políticas econômicas recessivas, arrochos salariais, desemprego, dificuldade de acesso à saúde e à educação, em meio a uma espiral inflacionária.
III. Na TABELA, os indicadores macroeconômicos da década de 1980 revelam uma desaceleração brutal. A taxa média anual de crescimento da indústria de transformação foi de apenas 1,5%. Os investimentos despencaram para um patamar de 17,6%, enquanto o PIB cresceu somente 3%. A taxa média de crescimento do PIB "per capita" foi de 0,8% o que demonstra o empobrecimento da população.
IV. O TEXTO ressalta que durante o “milagre econômico” a área social obteve benefícios como a redistribuição de renda e o desenvolvimento econômico beneficiando a garantia dos direitos sociais que se estenderam para os anos de 1980.
V. Na TABELA, os indicadores macroeconômicos da década de 1980 revelam uma aceleração moderada. A taxa média anual de crescimento da indústria de transformação foi de apenas 15%. Os investimentos despencaram para um patamar de 17,6%, enquanto o PIB cresceu somente 0,3%. A taxa média de crescimento do PIB "per capita" foi de 10% demonstra o enriquecimento da população.
A partir da análise do TEXTO e da TABELA, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III, apenas.
b)
I, II e IV, apenas.
c)
II, III e V, apenas.
d)
III e V, apenas.
e)
IV e IV, apenas.
2)
A década de 1980, apesar de ser considerada a década perdida, em decorrência da crise econômica, também foi a década em que se consolidou a transição do regime militar para o regime democrático, com a normalização das instituições, a revitalização da política, e, sobretudo, o desenvolvimento da sociedade civil.
Veja os fatos que marcaram a nossa longa transição do regime militar para o democrático e analise a ordem cronológica dos acontecimentos.
1. Ocorre a derrota da emenda Dante de Oliveira, que propunha o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República no país.
2. O AI-5 é revogado.
3. Os brasileiros elegeram por voto direto o presidente da República, numa disputa vencida por Fernando Collor de Mello.
4. É produzida uma nova Constituição.
Assinale a questão que apresenta a ordem correta dos acontecimentos.
Alternativas:
a)
1 – 2 – 3 – 4.
b)
2 – 1 – 4 – 3.
c)
3 – 2 – 1 – 4.
d)
3 – 4 – 2 – 1.
e)
4 – 1 – 3 – 2.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a, b
Explicação:
Respondido por
9
Adg4 - História do Brasil República II
1-a
2-b
3-d
4-c
Explicação:
1 - IV. O TEXTO ressalta que durante o “milagre econômico” a área social obteve benefícios como a redistribuição de renda e o desenvolvimento econômico beneficiando a garantia dos direitos sociais que se estenderam para os anos de 1980.
2 - Collor veio 89, depois da CF.
3 -
4 - III. Lula atingira 40% e a de FHC estava em 17%, aparecendo como provável adversário de Lula em um eventual 2º turno. ( Está escrito exatamente assim no texto, bastava saber ler).
Perguntas interessantes