Os ambientes de contemplação e rituais como locais cênicos foram abordados por diferentes autores e momentos. Leia as descrições a seguir:
I. O caráter religioso dos espaços cênicos permaneceu por diferentes períodos, como na Antiguidade e Grécia, por exemplo, onde os espaços foram passando por transformações. O teatro e sua relação direta com o meio social, assim como os Templos, cumpriam a função de espaços coletivos e de encontros, importantes para o cotidiano das diferentes épocas.
II. A invocação religiosa, o ato propiciatório, o ato de júbilo, as celebrações de tristeza, funerais ou sortilégio, desenrolavam-se em determinado lugar, uma determinada maneira, repetindo-se do mesmo modo, procurando uma constante repetição e, assim, tornando-se rito. Vários escritores encontram, em cada um desses rituais, fatores de menor ou maior constância no teatro. Esses elementos apresentam características teatrais. Dessa forma, o local das celebrações, no qual se desenrolavam os rituais, seria a cena (VIANNA; CAMPELLO NETO, 2010, p. 12).
III. Os locais de contemplação e rituais tiveram seu papel na Arte da Cenografia apenas nos Períodos da Antiguidade e Grécia. Na Sociedade contemporânea, as Igrejas, por exemplo, não encontram espaço para aplicação da Cenografia.
Assinale a resposta CORRETA:
a.
Apenas a afirmação II está correta.
b.
As afirmações I e III estão corretas.
c.
Apenas a afirmação I está correta.
d.
As afirmações I e II estão corretas.
e.
As afirmações II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra d) As afirmações I e II estão corretas.
I. O caráter religioso dos espaços cênicos permaneceu por diferentes períodos, como na Antiguidade e Grécia, por exemplo, onde os espaços foram passando por transformações. O teatro e sua relação direta com o meio social, assim como os Templos, cumpriam a função de espaços coletivos e de encontros, importantes para o cotidiano das diferentes épocas. Correto, os templos religiosos antigamente eram verdadeiras obras contemporâneas que utilizava-se muitas vezes para a arte cênica. A Grécia antiga tinha esta característica sobretudo por ser o local que criou o teatro e a dramaturgia.
II. A invocação religiosa, o ato propiciatório, o ato de júbilo, as celebrações de tristeza, funerais ou sortilégio, desenrolavam-se em determinado lugar, uma determinada maneira, repetindo-se do mesmo modo, procurando uma constante repetição e, assim, tornando-se rito. Vários escritores encontram, em cada um desses rituais, fatores de menor ou maior constância no teatro. Esses elementos apresentam características teatrais. Dessa forma, o local das celebrações, no qual se desenrolavam os rituais, seria a cena (VIANNA; CAMPELLO NETO, 2010, p. 12). Correto, as encenações contam com passagens bíblicas como Paixão de Cristo, nascimento de Jesus, por exemplo, tornando-se um rito feito pela igreja todos os anos.
III. Os locais de contemplação e rituais tiveram seu papel na Arte da Cenografia apenas nos Períodos da Antiguidade e Grécia. Na Sociedade contemporânea, as Igrejas, por exemplo, não encontram espaço para aplicação da Cenografia. Incorreto, hoje ainda é comum encenação e cenografia em ambientes religiosos, principalmente para representar passagens bíblicas.
Bons estudos!