os alimentos podem ser de quais tipos quanto às suas funções?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nutrientes energéticos
Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.
Carboidratos
Os carboidratos são fontes de energia essenciais para o organismo. Eles podem ser encontrados no açúcar, mel, pães, arroz, milho e massas.
Lipídios
Os lipídios são uma importante reserva de energia, utilizada em momentos de necessidade. Participam da constução de membranas e na produção de hormônios. Além disso, funcionam como isolantes térmicos e auxiliam na absorção de algumas vitaminas.
Os lipídios podem ser de origem vegetal ou animal. Podem ser encontrados em manteigas, toucinhos, carnes gordas e em sementes, como amendoim e soja.
Nutrientes construtores
Os nutrientes construtores ou plásticos participam da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. São representados pelas proteínas.
Nutrientes reguladores
Os nutrientes reguladores são necessários ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças e no crescimento.
São exemplos de nutrientes reguladores as vitaminas e sais minerais.
Vitaminas
As vitaminas são substâncias orgânicas, importantes na regulação das funções do nosso organismo.
As vitaminas não são sintetizadas pelo organismo. Elas precisam ser ingeridas através da alimentação.
As vitaminas podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais. As frutas exóticas também podem ser fonte de diversas vitaminas que trazem benefícios para a saúde.
Sais minerais
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Eles fornecem elementos químicos importantes ao organismo, como o ferro, fósforo, cálcio e enxofre.
Do mesmo modo que as vitaminas, os sais minerais não são produzidos pelo organismo humano.
As proteínas possuem diversas funções no organismo, destacam-se: fornecimento de energia, estruturação da célula, catalisador de funções biológicas, regulação de processo metabólicos, defesa e produção de hormônios.