Os alimentos ingeridos entram em contato com a língua, que, por meio de seus quimiorreceptores, reconhecem as partículas que conferem gosto à comida. O paladar humano é composto de 4 gostos básicos: doce, amargo, azedo e salgado. No entanto, o que muita gente não sabe é que existe um quinto gosto que foi descoberto no início do século XX pelo cientista japonês Kikunae Ikeda (imagem abaixo). O termo que ele deu ao novo gosto significa saboroso em japonês. Qual é o nome desse 5º gosto? *
por favor me ajudem
avaliativa vale
3.5
Soluções para a tarefa
Resposta:
A língua é um órgão que apresenta muitas saliências denominadas papilas gustativas. Nas papilas estão localizados os botões aagustativos, que são formados por muitas células (em torno de 25 a 40). Além disso, a língua é um importante órgão para a articulação das palavras.
A sensação do paladar depende da ativação de quimiorreceptores localizados nas papilas gustativas ou linguais . Em cada papila são encontradas células quimiorreceptoras (em torno de 50 a 150), células de sustentação e células basais.
Os receptores que indicam diferentes tipos de estímulos químicos podem ser chamados de botões gustativos. Como outros tipos de células “superficiais” do corpo, os botões gustativos são continuamente desgastados e substituídos.
As células que passam a ocupar seus lugares se originam do processo de divisão celular que ocorre com as células basais localizadas próximo à base da papila gustativa.
A maioria localiza-se nas papilas da língua. Cada botão gustativo apresenta uma pequena abertura: o poro gustativo, que pode ser visto na figura ao lado.
Para desempenhar suas funções, a língua conta com a cooperação de outros sentidos: do olfato, muito mais sensível, para reconhecer as propriedades químicas de um alimento, e do tato que informa sobre a textura, a temperatura e a consistência daquilo que é colocado na boca. Caixa de texto: Um bebê tem mais botões gustativos do que um adulto. O número desses botões diminui com a idade. Os idosos tendem a não perceber tão bem o gosto do alimento e, com isso, alguns deles perdem até o interesse pela comida.
Explicação: