ENEM, perguntado por marialeticia7248, 10 meses atrás

os alimentos industrializados carregados nas lancheiras e oferecidos nas cantinas, os brinquedos eletrônicos produzidos sem respeito às legislações ambientais e de trabalho e a preocupação excessiva com o acesso ao bens materiais são apenas alguns fatores que contradizem todo o esforço de uma educação para a sustentabilidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

Alternativas.

a) Educadores e cuidadores devem aproveitar o convívio diário com as crianças para fortalecê-las e contribui para a formação de agentes autônomos, criativos e críticos. Levar o debate sobre consumo e seus impactos para o ambiente escolar é imprescindível no processo de formação das crianças.

b) A obesidade infantil cresce em um ritmo assustador e já atinge 15% da população infantil brasileira. Segundo o IBGE, o sobrepeso entre crianças dobrou nos últimos 34 anos e está intimamente relacionado ao aumento do consumo de alimentos industrializados, amplamente divulgados pelo mercado produtor e distribuidor.

c) Somente 38,3% das crianças entre 5 e 10 anos consomem frutas, legumes e verduras em sua dieta alimentar, de acordo com o Ministério da Saúde.

d) Os alimentos industrializados carregados nas lancheiras e oferecidos nas cantinas, os brinquedos eletrônicos produzidos sem respeito às legislações ambientais e de trabalho e a preocupação excessiva com o acesso ao bens materiais são apenas alguns fatores que contradizem todo o esforço de uma educação para a sustentabilidade.

e) Nas escolas, as iniciativas ainda são muito tímidas, com atividades pedagógicas voltadas principalmente para educação ambiental. É preciso ir além e reforçar a relação entre consumo e o meio ambiente, tratando do impacto de nossas escolhas no planeta e do dano que nosso atual modelo consumista já causou.

Letra a.

Uma das principais propostas da educação atual, sobretudo em relação a Educação Infantil, reside no fato de que devem ser capazes de buscar o entendimento sobre o aprendizado significativo.

Diante disso, é preciso que os educadores estimulem a criatividade e autonomia das crianças, através dos debates sobre consumo, para que possam se tornar mais conscientes em relação ao consumo responsável,  de uma forma geral.

Perguntas interessantes