Saúde, perguntado por ingriidpereiran, 1 ano atrás

Os alimentos funcionais são definidos como alimentos naturais ou processados que contenham compostos biológicos ativos, conhecidos ou não, que em quantidades definidas por meio de estudos científicos, proporcionam um benefício a saúde na prevenção ou no tratamento de doenças crônicas.

MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Atendimento Ambulatorial e Clínico Nutricional em Obesidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.



De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos alimentos funcionais na coluna A com suas respectivas finalidades na coluna B.

COLUNA A COLUNA B
I. Antocianinas. 1. Estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes, também inibe as vias pró inflamatórias.
II. Capsaicina. 2. São inibidores de TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.
III. Gingerol e 6-Shogaol. 3. No tecido adiposo, inibe a expressão e secreção de interleucina 6 (IL-6) e MCP-1.
IV. Resveratrol. 4. Demonstram ter uma atividade anti-inflamatória no tecido adiposo de obesos.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
a. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
b. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
c. I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
d. I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
e. I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.

Soluções para a tarefa

Respondido por elieltonlago
16

Resposta:

I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

Explicação:

Antocianinas - Demonstram ter uma atividade anti-inflamatória no tecido adiposo de obesos.

Capsaicina - No tecido adiposo, inibe a expressão e secreção de interleucina 6 (IL-6) e MCP-1.

Gingerol e 6-Shogaol - São inibidores de TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.

Resveratrol Estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes, também inibe as vias pró inflamatórias.

Respondido por nutricionistamoderno
6

Resposta:

I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

Explicação:

Os alimentos funcionais são consumidos como parte da dieta  e além de fornecerem os nutrientes essenciais básicos, também  apresentam efeitos fisiológicos e metabólicos, auxiliando na  prevenção de doenças. [...] Alguns componentes alimentares auxiliam na prevenção da  inflamação induzida pela obesidade, entre eles podemos citar as  antocianinas (frutas), capsaicina (pimenta), 6-gingerol (gengibre),  resveratrol (vinho tinto) e ácidos graxos poliinsaturados (óleo de peixe). Sendo assim:

  • As antocianinas, um tipo de flavonoide encontrado em frutas e  vegetais vermelhos, demonstram ter uma atividade anti-inflamatória  no tecido adiposo de obesos.
  • A capsaicina, um ingrediente picante da pimenta, não induz apenas  propriedades metabólicas da termogêneses e oxidação de gordura,  ela também tem propriedades anti-inflamatórias.
  • O 6-Gingerol é outro componente principal derivado do gengibre  além de 6-shogaol. As estruturas desses dois componentes são  muito semelhantes e ambos são relatados como inibidores de  TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.
  • O resveratrol é um polifenol (estilbeno), e sua síntese ocorre em  resposta a ambientes estressantes, como as infecções microbianas.  São encontrados nas cascas de uvas. O resveratrol tem mostrado um potencial efeito  cardioprotetor, ele estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes,  também inibe as vias pró-inflamatórias.
Perguntas interessantes