Os alimentos funcionais são definidos como alimentos naturais ou processados que contenham compostos biológicos ativos, conhecidos ou não, que em quantidades definidas por meio de estudos científicos, proporcionam um benefício a saúde na prevenção ou no tratamento de doenças crônicas.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Atendimento Ambulatorial e Clínico Nutricional em Obesidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos alimentos funcionais na coluna A com suas respectivas finalidades na coluna B.
COLUNA A COLUNA B
I. Antocianinas. 1. Estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes, também inibe as vias pró inflamatórias.
II. Capsaicina. 2. São inibidores de TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.
III. Gingerol e 6-Shogaol. 3. No tecido adiposo, inibe a expressão e secreção de interleucina 6 (IL-6) e MCP-1.
IV. Resveratrol. 4. Demonstram ter uma atividade anti-inflamatória no tecido adiposo de obesos.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
a. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
b. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
c. I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
d. I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
e. I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
Explicação:
Antocianinas - Demonstram ter uma atividade anti-inflamatória no tecido adiposo de obesos.
Capsaicina - No tecido adiposo, inibe a expressão e secreção de interleucina 6 (IL-6) e MCP-1.
Gingerol e 6-Shogaol - São inibidores de TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.
Resveratrol Estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes, também inibe as vias pró inflamatórias.
Resposta:
I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
Explicação:
Os alimentos funcionais são consumidos como parte da dieta e além de fornecerem os nutrientes essenciais básicos, também apresentam efeitos fisiológicos e metabólicos, auxiliando na prevenção de doenças. [...] Alguns componentes alimentares auxiliam na prevenção da inflamação induzida pela obesidade, entre eles podemos citar as antocianinas (frutas), capsaicina (pimenta), 6-gingerol (gengibre), resveratrol (vinho tinto) e ácidos graxos poliinsaturados (óleo de peixe). Sendo assim:
- As antocianinas, um tipo de flavonoide encontrado em frutas e vegetais vermelhos, demonstram ter uma atividade anti-inflamatória no tecido adiposo de obesos.
- A capsaicina, um ingrediente picante da pimenta, não induz apenas propriedades metabólicas da termogêneses e oxidação de gordura, ela também tem propriedades anti-inflamatórias.
- O 6-Gingerol é outro componente principal derivado do gengibre além de 6-shogaol. As estruturas desses dois componentes são muito semelhantes e ambos são relatados como inibidores de TNF-α e supressores de adiponectina nos adipócitos.
- O resveratrol é um polifenol (estilbeno), e sua síntese ocorre em resposta a ambientes estressantes, como as infecções microbianas. São encontrados nas cascas de uvas. O resveratrol tem mostrado um potencial efeito cardioprotetor, ele estimula a vasodilatação e enzimas antioxidantes, também inibe as vias pró-inflamatórias.