Os alimentos e outros produtos agrícolas provenientes de organismos que tenham sido modificados pelo uso de tecnologiasrecombinativas de DNA são parte crescente do agronegócio. Os riscos e a regulação apropriada dos produtos e alimentosde Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos) são correntemente alvo de debates nacionais e internacionais.a) Neste contexto, indique duas alegações (técnicas e/ou econômicas) que os proponentes dessa nova agriculturabiotecnológica apresentam. b) Destaque dois argumentos levantados pelos ambientalistas em reação aos impactos dessa nova tecnologia.c) Avalie os impactos para o Brasil, como exportador do setor de commodities, usando como modelo a soja transgênica
#ENADE
Soluções para a tarefa
a) Os proponentes dessa nova agricultura biotecnológica apresentam argumentos como o fato de que em vez de utilizar excesso de defensivos agrícolas, melhor é fortalecer geneticamente as espécies, tornando-as resistentes às pragas.
Antes de um alimento transgênico ser liberado ao mercado são feitas pesquisas e testes por longos anos para atestar a segurança. Ou seja, são alimentos seguros, muito mais do que aqueles normais, porém com excesso de "venenos", como os pequenos agricultores chamam os defensivos agrícolas.
b) Os ambientalistas apontam que os impactos dessa tecnologia poderiam ser os riscos à saúde, o que até agora não houve nenhum estudo ou conjunto deles que confirmou tal alegação.
c) Os impactos para o Brasil são positivos, visto que aumenta-se a produtividade, a resistência e também há a diminuição nos custos de produção. O país gera mais riquezas.
Espero ter ajudado!