Os alimentos contêm três tipos de nutriente: carboidratos (comum em pães e massas), proteínas (abundante nas carnes) e triglicerídeos (óleos e gordura). Ao fim da digestão, o alimento é quebrado em glicose (vinda dos carboidratos), aminoácidos (que formam as proteínas) e ácidos graxos (vindos dos triglicerídeos) (. ). A glicose, principal fonte de energia do corpo, é usada pelas células ou armazenada como glicogênio no fígado e nos músculos. Se for ingerida em excesso, porém, pode ser processada pelo fígado para gerar mais triglicerídeos, que serão estocados, ou seja, gordura. A gordura subcutânea se acumula em coxas, quadril e braço. A visceral – que aumenta o risco de doença cardiovascular – é estocada na barriga (. ). Disponível em: . Acesso em 27 jan. 2021. Com relação à síntese do glicogênio, analise as afirmativas abaixo: I – A molécula de glicose utilizada na formação do glicogênio é a α-glicose. II - O glicogênio é uma molécula formada por várias moléculas de α-glicose, ligadas umas às outras de forma linear em ligações α-1,4 e ramificadas com ligações α-1,6. III – O Glicogênio é armazenado nas células hepáticas e nos músculos estriados esqueléticos. IV – Após 8 horas de jejum, o glicogênio armazenado nos músculos é degradado e moléculas de glicose são liberadas no sangue para suprir as necessidades do organismo humano. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: I e III apenas. Alternativa 3: I, II e III apenas. Alternativa 4: I, II e IV apenas. Alternativa 5: I, III e IV apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III
Explicação:
páginas 171 a 175 do livro de biologia e bioquímica.
O glicogênio é uma molécula ramificada formada por unidades de glicose.
Os resíduos de glicose estão unidos em ligações alfa-1,4 e ramificações alfa - 1,6.
É encontrado na maioria dos tipos celulares, mas as maiores reservas ficam no figado e no músculo esquelético.
No músculo, é utilizado pela própria célula muscular (fibra). Nesse caso, a molécula de glicogênio é quebrada quando há atividades mais intensas , sendo usada como fonte de energia.
No fígado, tem a função primordial de manutenção da glicemia. as reservas podem ser exportadas e utilizadas por diferentes orgãos.
Sendo falsa somente a alternativa IV, já que somente o glicogênio armazenado no FÍGADO vai para a corrente sanguínea.