Os ajustes de ventilação pulmonar de um indivíduo durante a prática de atividade física e exercício físico dependem da demanda de oxigênio necessária ao esforço físico. Assim, em esforço físico até cerca de 80% da absorção máxima de oxigênio, a relação entre a ventilação pulmonar e a intensidade dos esforços é linear. Em esforço físico de intensidade mais elevada, a relação passa a apresentar comportamento curvilíneo, com a ventilação pulmonar aumentando em proporção maior do que a razão de aumento da intensidade do esforço físico e do consumo de oxigênio. O ponto de inflexão nas respostas da ventilação pulmonar é denominado de limiar ventilatório.
Soluções para a tarefa
) O consumo máximo de oxigênio ( VO2 max) é uma das principais variáveis da capacidade pulmonar analisada durante testes de esforço submáximo e máximo, que pode ser calculada pela multiplicação do Volume Corrente (ml) pela Frequência Respiratória (ciclos ou incursões por min).
( ) A ventilação pulmonar (l/min) é a principal variável do sistema cardiorrespiratório e representa a maior taxa de captação, transporte e utilização de oxigênio em esforço de característica máxima.
( ) O volume de exalação de dióxido de carbono (VCO2) é uma medida muito utilizada em testes de esforço, principalmente para auxiliar como critério fisiológico para exaustão em testes máximo e para determinação dos limiares ventilatórios.
( ) Em situações de esforço máximo, é comum observarmos a dispneia por excesso de íons H+ e CO2 nas artérias, forçando o sistema pulmonar em expulsar o CO2 para o ar atmosférico pelo aumento da ventilação e da frequência respiratória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – F – V.
b. V – V – F – F.
c.
V – V – V – F.
d. F – V – V– V.
e.
F – F – V – V. Correto
Resposta:
FFVV
Explicação: