Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), estão se alimentando mal. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Os números foram divulgados nesta terça-feira (16/10), data que é comemorada o Dia Mundial da Alimentação, e vem como um alerta para a má alimentação por esta parcela da população.
Para o coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, os jovens precisam se atentar mais à alimentação adequada. “Dados revelam que adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chance de ser obeso aos 35 anos, por isso é necessário investir na promoção de uma alimentação adequada e saudável, especialmente na infância e na adolescência, tendo em vista a relação de práticas alimentares inadequadas com o aumento da obesidade na população.”
BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. O Texto 1 coloca em evidência o fato de que as novas gerações têm, cada vez mais, apresentado hábitos de alimentação não saudáveis, o que implica no crescimento de quadros de obesidade desde a infância.
II. O consumo de produtos industrializados, doces e comidas do tipo fast-food é uma das causas do alto número de crianças e adolescentes com sobrepeso na atualidade.
III. Apresentar sobrepeso na juventude não significa que o indivíduo possa vir a ser obeso na fase adulta, posto que a estimativa científica de que esse quadro ocorra é baixa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:alternativa 2 opcao I e II.
Explicação:
A alternativa 2 está correta.
Bem, a obesidade é um caso sério, e, geralmente um indivíduo obeso na adolescência caso ele não mude seus hábitos alimentares o mais provável é que ele aumente seu grau de obesidade conforme o tempo.
Como sabemos o Brasil é o segundo país no mundo com maior incidência de obesidade.
A partir disso, vemos que uma série de medidas vem sendo tomadas para sanar essa problemática mas ainda existe um grande caminho para ser percorrido, onde podemos destacar:
A conscientização por parte da grande mídia;
Um aumento no número de academias com um preços adequados;
O barateamento dos produtos de dieta e alimentação saudável;
Um acompanhamento médico para os casos mórbidos com atendimento de qualidade, entre outros.