Os acontecimentos políticos foram ganhando espaço na arte de tal modo que, para Janson (1996, p.405) ”o Construtivismo ultrapassou o Suprematismo por ser mais adequado ao espírito pós-revolucionário da Rússia, quando grandes feitos, e não grandes ideias, se faziam necessário”. Em 1917, Vladimir Lênin chega ao poder.
Em relação às imposições do governo socialista soviético a esse respeito, avalie as seguintes assertivas, quanto a sua veracidade (Verdadeira ou Falsa) :
I- A arte deveria ter um objetivo.
II- Ela deveria ser “inteligível para milhões”, servindo às necessidades das pessoas do regime. Tatlin (...) estava engajado nesse esforço. Assim também seus colegas construtivistas, Lyubov Popova (1889-1924), Alexander Rodchenko (1891-1956)e Aleksandra Ekster (1882-1949).
III- Numa aliança incomum na história da arte moderna, os artistas da Rússia eram entusiasticamente a favor do Estado, não contra ele. (...) A tarefa dada aos artistas era clara: criar uma identidade visual para o comunismo. Os construtivistas aceitaram a determinação.
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Resposta:
I-V, II-V, III-V
Explicação:
Para o governo socialista soviético que se fortalecia neste período, os artistas construtivistas eram obrigados a aceitar as determinações que lhes foram dadas, pois o governo praticamente os financiava para criarem através das artes uma propaganda legítima aos olhos do governo e que a massa aceitasse como uma verdade absoluta sem questionamentos.
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