Os acontecimentos a seguir estão relacionados com o processo de independência do Brasil. Numere-os de acordo com a ordem cronológica que acinteceram
Soluções para a tarefa
Bem, o que temos que fazer é basicamente identificar o fato mais antigo ao mais recente relacionados à independência do Brasil.
Tudo começou quando Napoleão Bonaparte invadiu Portugal e a Corte teve que fugir, escoltada pela Inglaterra, para o Brasil.
Primeiramente, a Corte desembarcou na Bahia, onde decretou a abertura dos portos às nações amigas, principalmente à Inglaterra. Em seguida, partiu para o Rio de Janeiro, onde se fixou. Depois, seguiram-se vários acontecimentos:
O rei D. João assinou tratados de navegação e comércio com a Inglaterra; realizou benfeitorias na cidade do Rio de Janeiro; Elevou o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal (o Brasil deixou de ser colônia); ocorreu a Revolução Pernambucana; D. Pedro se recusou a voltar para Portugal, como exigia os políticos portugueses, e decidiu ficar no Brasil (Dia do Fico). Por fim, houve a Revolução Liberal do Porto, que pretendia fazer do Brasil de novo uma colônia. Foi aí que D. Pedro proclamou a independência do Brasil.
Então, a ordem cronológica dos fatos é:
(3) Abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
(2) Chegada da Corte portuguesa à Bahia.
(4) Desembarque oficial da Corte portuguesa no Rio de Janeiro.
(7) Elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal.
(1) Invasão da Península Ibérica por Napoleão.
(6) Benfeitorias no Rio de Janeiro.
(9) Dia do Fico.
(8) Revolta em Pernambuco.
(10) Revolução Liberal do Porto.
(5) Assinatura dos Tratados de Navegação e Comércio e Paz e Amizade junto à Inglaterra.