Os ácidos orgânicos são importantes para o metabolismo respiratório e como compostos de reserva em frutas e hortaliças. O acúmulo de ácidos orgânicos gera aumento de sabor ácido ou azedo. A maioria das frutas e hortaliças frescas é ácida. Os ácidos orgânicos predominantes em frutas frescas são o cítrico (limão, laranja, goiaba, figo, groselha, abacaxi, romã, framboesa, morango, vegetais folhosos, legumes, tomate, batata, batata-doce); isocítrico (amora), málico (maçã, damasco, banana, cereja, uva, pêssego, pera, ameixa); oxálico (espinafre), quínico (kiwi) e tartárico (abacate, uva). A acidez total das frutas tende a diminuir com o amadurecimento em virtude do uso de ácidos orgânicos na respiração ou de sua conversão a açúcares, embora alguns ácidos específicos possam aumentar. O ácido clorogênico está envolvido em reações de escurecimento. O ácido benzoico está envolvido como agente antifúngico em amoras. Os compostos fenólicos dos alimentos vegetais incluem o caféico, cumárico e ferrulico. A concentração dos compostos fenólicos diminui durante seu amadurecimento.
Qual o grande interesse nutricional e funcional nos ácidos orgânicos e compostos fenólicos presentes em frutas e hortaliças?
Escolha uma:a. Por seu potencial em manter a acidez no alimento após o processamento, garantindo suas propriedades nutricionais.b. Por seu potencial proteicos fornecendo proteínas extras para o metabolismo.c. Por seu potencial calórico aumentando a produção de energia e usados em energéticos.d. Por seu potencial em acelerar as reações de escurecimento enzimático e fornecer energia.e. Por seu potencial antioxidante que garantem proteção celular. (CERTA)
Soluções para a tarefa
Respondido por
66
Resposta: Por seu potencial antioxidante que garantem proteção celular.
marildette:
CORRETA
Respondido por
8
A resposta certa é em manter o potencial antioxidante que garantem proteção celular.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás