Os 5 níveis de organização das células acontecem nos seres vivos unicelulares? Explique tua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Organização do ser humano
Para fins didáticos, usaremos o ser humano como modelo.
Átomo: partícula que forma toda a matéria existente. Composto por prótons, elétrons e nêutrons. No corpo humano, temos átomos de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Fósforo etc.
Molécula: formada a partir da junção dos átomos por ligações químicas, garantindo suas características químicas e formando substâncias constituintes do corpo humano, como água (H2O), Fosfato (PO43-), Metano (CH4), Proteínas, Carboidratos, etc.
Organóide ou Organela Celular: estruturas que desempenham funções específicas no interior celular, principalmente eucarionte. Formam compartimentos que garantem uma maior organização intracelular. São formadas pela união de várias moléculas. Exemplos: ribossomos, presentes em seres eucariontes e procariontes e que é responsável pela síntese protéica; mitocôndrias, presentes em eucariontes e que realizam a respiração celular.
Célula: é a menor unidade funcional de um organismo. É composta por moléculas e organelas (no caso dos eucariontes) diferentes. Há indivíduos inteiros compostos por uma única célula e indivíduos compostos por várias células. Neste último caso, cada célula desempenha funções diferentes. Existem os mais variados tipos celulares no organismo humano. Cada um com sua especificidade, como os neurônios (células nervosas), células beta-pancreáticas (presente no pâncreas responsável pela síntese a insulina), hemácias (células que transportam oxigênio na corrente sanguínea) etc.
Tecido: várias células semelhantes interagem entre si, formando os tecidos que desempenham uma função específica no organismo. Os tecidos são visíveis e presentes em organismos vegetais e animais, como a epiderme (camada da pele), por exemplo.
Órgão: constituído por tecidos, os órgãos realizam funções específicas que garantem o funcionamento do organismo, como o estômago, que auxilia na digestão e o coração, que bombeia sangue pelo corpo.
Sistema: conjunto de órgãos que, ligados entre si, exercem uma função vital específica, garantindo o equilíbrio do organismo e a manutenção da vida. Exemplos de sistemas são o Sistema Respiratório, que garante as trocas gasosas e a obtenção de oxigênio e o Sistema Nervoso, que é responsável por analisar e estabelecer uma rede de comunicação dentro do organismo através de estímulos.
Organismo ou Indivíduo: conjunto de sistemas que permite a formação de um indivíduo. Por exemplo, um ser humano.
Explicação: