Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
Soluções para a tarefa
A Guerra Fria pode ser definida como o momento histórico que houve constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial
A Guerra Fria foi um período político que protagonizou a disputa entre duas grandes potencias de ideologias totalmente distintas, Estados Unidos com o capitalismo e a União soviética, cujo cunho político era o socialismo.
A Guerra Fria trouxe inúmeros avanços tecnológicos e científico, como por exemplo a Corrida Armamentista. Com um clima de guerra instaurado, as duas rivais investiram massivamente na Indústria Bélica. No entanto, ocorreu a Crise do Misseis. O governo Soviético pretendia instalar bases e lançamento de mísseis em Cuba. Se isto se concretizasse, seria uma ameaça constante para os Estados Unidos. Como contra golpe, o governo EUA aderiu a um bloqueio naval sobre Cuba, o único país da América que havia adotado o regime socialista
A Corrida Espacial trouxe o avanço científico. Estados Unidos e URSS ( União Soviética) investiram excessivamente dinheiro, tempo e estudo para saber quem dominaria a órbita terrestre e o espaço. O governo socialista disparou em primeiro lugar com os satélites Sputnik, mas , EUA liderou essa corrida pois fizeram o primeiro homem caminhar em solo lunar, em 1969.
Para mais informações, acesse:
O que foi a Guerra Fria: brainly.com.br/tarefa/9220903