Português, perguntado por vasconcelossamantha1, 2 meses atrás

Orlando Pedroso Conheça um texto ilustrado do paulista Orlando Pedroso. ORLANDO PEDROSO LOBOS OIVAM PARA UMA LUA NEM Al a) Que palavra poderia ser usada para substituir a expressão nem aí: arrogante, indiferente, atrevida ou ingênua? b) A palavra indicada no item a não é um substantivo. Por quê? c) Em sua opinião, o que o ilustrador sugere sobre o comportamento dos lobos nesse texto? d) Indique um substantivo equivalente à forma verbal uivam, formado pelo mesmo radical. e) Leia o boxe a seguir e conclua: a palavra formada no item d é um substantivo concreto ou abstrato? Por quê?

pfvr me ajudem ​

Soluções para a tarefa

Respondido por dudusantos0406
0

Resposta:

Explicação:


isabelle4883: tá. ne
Respondido por WiallaFarias
19

a) O termo " nem aí" pode ser trocado pela palavra "indiferente".

b) A expressão " nem aí" não equivale à um substantivo porque é uma gíria pertencente a uma linguagem coloquial.

c) O autor quis transmitir que os lobos estão chamando por uma lua que ainda não apareceu.

d) O substantivo "uivos" possui mesmo radical que "uivam".

e)  O substantivo "uivos" é abstrato porque indica a ação do verbo "uivam".

Classes gramaticais

O adjetivo, substantivo e verbos são exemplos de classes gramaticais de uma palavra. O substantivo refere-se a um nome e o adjetivo caracteriza-o, ainda, o verbo indica uma ação ou estado.

Uma palavra pode ser alterada e assim sua classe gramatical, formando uma nova, quando possuem mesmo radical; como o verbo "uivam" formando o substantivo "uivos".

Os substantivos podem ser concretos, quando indicam algo que pode ser visto ou tocado, ou abstratos, quando não existem e indicam sensações ou ações de um verbo. Na atividade, "uivos" é um substantivo abstrato, e "lobos" um substantivo concreto.

Existem expressões do ditado popular como "tô nem aí" referindo-se á uma classe gramatical como o adjetivo "indiferente". Quando inseridos no texto acima do autor Orlando Pedroso, manifestam a ideia de que os lobos estão clamando pela lua em um horário cedo e inapropriado que ela ainda não pode ser vista no céu, dando a impressão que a lua está esnobando esses animais, não atendendo a seus chamados em forma de uivos.

Dessa forma, percebe-se a importância do conhecimento à respeito de classes gramaticais de palavras para a compreensão e interpretação de um texto.

Entenda mais sobre classes gramaticais aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/5011411

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes