Geografia, perguntado por smarquesdasilvagandi, 9 meses atrás

originalmente, [...] foram regiões de grande concentração de escravos escondidos nas matas e montanhas do Brasil colonial. O isolamento foi parte da estratégia que garantiu a sobrevivência naquela época, mas também tornou difícil reunir informações precisas sobre as comunidades de hoje. [...] O que hoje se chama de “comunidade remanescente [...]” são agrupamentos que herdaram as principais características desses espaços, formados por netos e bisnetos de escravos. [...] Esse texto destaca uma territorialidade expressa pelos povo A)ciganos B)indígenas C)quilombolas D)ribeirinhos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Amanda01191
129

Quilombolas! Bons estudos :)

Respondido por vchinchilla22
27

O texto destaca uma territorialidade expressa pelos povo; Alternativa C) Quilombolas.

Uma das resistências ao sistema escravista ocorreu nos quilombos, espaços de resistência que sobrevivem até hoje. Naquela época, as comunidades quilombolas eram constituídas por grupos de escravos, alguns dos quais conseguiram escapar e se organizar em territórios normalmente férteis e isolados para sobreviver.

As experiências foram diversas, algumas pequenas e outras com milhares de habitantes. Segundo o etnólogo Edson Carneiro, "foi a continuação da África em solo brasileiro". Esse fenômeno não ocorreu apenas no Brasil, mas em muitas partes da América Latina.

Os quilombos eram refúgio de negros, mas também de alguns índios, desertores e mestiços brancos, já que era comum os quilombolas manterem relações comerciais com cidades vizinhas.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32523098

Anexos:
Perguntas interessantes