Ed. Física, perguntado por dlins3104, 8 meses atrás

Origem e história da criação do jogador líbero ( no voleibol ).​

Soluções para a tarefa

Respondido por helpbr35
8

Resposta:

A função do líbero no voleibol foi criada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em 1998. Esse jogador é facilmente identificado, já que utiliza uniforme de cor diferente dos companheiros de time.

De acordo com as regras do vôlei, cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os líberos.

Nas competições mundiais e oficiais da FIVB, na categoria adulta, se uma equipe tiver mais que 12 jogadores registrados na súmula, é obrigatório ter dois líberos na relação da equipe.

Em competições em que as equipes podem inscrever apenas 12 jogadores, como acontece no torneio de vôlei nas Olimpíadas, os treinadores costumam convocar apenas um líbero.

Todos os líberos devem estar registrados na súmula antes da partida nas linhas especiais reservadas para isso.

Ainda que a equipe tenha dois jogadores da posição na súmula, somente um líbero poderá estar em quadra por vez.

Equipamento do líbero no vôlei

Equipamento de líbero no vôlei

Líbero deve usar uniforme com cores diferentes do restante do time

Em um jogo de vôlei, os líberos devem usar um uniforme (ou um colete para o líbero redesignado) que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. O uniforme deve contrastar, claramente, com o resto da equipe.

Além disso, os uniformes dos líberos devem ser numerados da mesma forma que o resto da equipe.

O que é permitido para o líbero no vôlei

O líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe uma posição da linha de trás.

Ou seja, é permitido substituir qualquer companheiro de equipe que esteja posicionado no fundo de quadra.

As trocas com o líbero são ilimitadas e não contam como substituições. Contudo, assim como qualquer substituição no vôlei, é necessário esperar a conclusão de um ponto para ser feita a troca com o líbero.

O jogador que foi substituído pelo líbero poderá retornar ao jogo na vaga de qualquer um dos líberos. Em contrapartida, o líbero que está em quadra somente poderá ser trocado pelo mesmo jogador que ele substituiu ou pelo líbero reserva.

Perguntas interessantes