origem dos jogos olímpicos na Grécia antiga mostrando como aconteciam as primeiras Olimpíadas e que deram origem as Olimpíadas da atualidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As Olimpíadas na Grécia Antiga eram jogos que envolviam atletas de várias cidades-estado. ... De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.
Resposta:
Os jogos olímpicos caracterizam competições muito antigas. Se refere a antiga civilização grega. Teve sua origem na cidade-estado da Grécia, chamado Olímpia, por volta do século VIII a.C., por isso recebeu este nome.
Não se sabe com precisão as razões históricas para a escolha da cidade de Olímpia, para sediar os jogos.
De acordo com a mitologia grega os jogos olímpicos teriam sido criados por Hercules por volta de 2.500 a.C. na Grécia antiga, para homenagear seu pai Zeus.
Conta lenda que o herói grego Hércules, filho do deus Zeus com uma humana, para comemorar o cumprimento do primeiro de seus Doze Trabalhos, inaugurou uma festa na cidade de Olímpia em homenagem ao seu pai. A festa ficou conhecida pelas competições de jogos esportivos, que levavam em consideração o desempenho de força, velocidade e beleza de movimentos.
Além desta razão mítica, há outras consideradas históricas, datadas a partir do ano de 776 a.C, quando os atletas vencedores, começaram a possuir seus nomes registrados. Estes registros, mencionam que o grego Corobeu, teria nesta época, corrido da cidade de Elis até o estádio de Olímpia e vencido a primeira prova de corrida dos Jogos Olímpicos.
Apesar da falta da precisão exata para definir a origem dos Jogos Olímpicos, se sabe que os cidadãos das cidades-estados gregas, principalmente de Atenas e Esparta, realmente peregrinavam de quatro em quatro anos para Olímpia para se dedicarem a prática de jogos esportivos. Esta prática de fato, é mencionado que tinha relação com o culto a Zeus. As competições também tinham a função de celebrar as tréguas das guerras nas quais as cidades-estados gregas, estavam frequentemente envolvidas e sendo assim, realizados com a intenção também de promover a amizade e a integração entre os povos. Apenas homens livres nascidos em uma das cidades-estados da Grécia poderiam participar.
Com o fim da civilização grega clássica, os jogos esportivos passaram a ter uma configuração muito especifica em cada civilização posterior aos gregos. Os romanos, por exemplo, se divertiam com a prática de esportes semelhantes, mas não estabeleciam associação direta com os jogos de Olímpia.
O Jogos Olímpicos, tal como os conhecemos hoje, só passaram a existir no fim do século XIX por obra de um aristocrata suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, o qual foi um dos promotores dos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, realizados em Atenas, capital da Grécia.
Os jogos praticados no evento dos Jogos Olímpicos, em sua primeira edição ocorrida em 776 a.C, não apresentavam tantas diversidades de modalidades. Houve apenas uma prova, a corrida. Depois, outras modalidades foram sendo integradas ao programa dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, sempre baseados em cinco grupos de modalidades: corridas, provas atléticas, lutas, pentatlo e provas hípicas. Diferente de hoje, antes apenas o campeão era premiado.