Biologia, perguntado por tottimusgamerbr, 1 ano atrás

origem do sarampo historia

Soluções para a tarefa

Respondido por lopes610
4
SarampoCriança com mancha na pele característica do sarampo, quatro dias após o início dos sintomas Especialidade Infectologia Sintomas Febre, tosse, corrimento nasal, olhos inflamados, mancha na pele Complicações Pneumonia, convulsões, encefalite, panencefalite esclerosante subaguda Início 10 a 12 dias após exposição ao vírus Duração 7 a 10 dias Causas Vírus do sarampo Prevenção Vacina contra o sarampo Tratamento Cuidados de apoio Frequência 20 milhões por ano Mortes 73 400 (2015)[6]Classificação e recursos externos CID-10B05.-CID

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo.Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos, denominados sinais de Koplik. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo. Os sintomas manifestam-se entre dez a doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebroe pneumonia.

O sarampo transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada. Pode também ser transmitida através do contacto com a saliva ou secreções nasais.[4] Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infetada contraem a doença. As pessoas infetadas podem infetar outras pessoas desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha.As pessoas geralmente só contraem a doença uma única vez na vida.A confirmação do vírus em casos suspeitos através de exames é importante para a saúde pública.

A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença. Atualmente, cerca de 85% das crianças em todo o mundo são vacinadas. A vacinação diminuiu em 75% o número de mortes por sarampo entre 2000 e 2013.Não existe tratamento específico. Os cuidados de apoio podem melhorar o prognóstico.Entre estes cuidados estão a administração de solução de reidratação oral (líquidos ligeiramente adocicados e salgados), ingestão de alimentos saudáveis e medicamentos para controlar a febre.No caso de ocorrer uma infeção bacteriana secundária, como a pneumonia, podem ser administrados antibióticos. Em países desenvolvidos, recomenda-se também a suplementação com vitamina A.

Perguntas interessantes