origem do povo Ioruba
Soluções para a tarefa
As lendas contam que Ile Ifé era centro político e religioso, principalmente porque, na origem dos iorubás, o mito se integra perfeitamente na realidade. Segundo a tradição, a cidade foi fundada por Ododuwa, o grande ancestral de toda esta etnia, que seria para uns , filho do próprio Olodumaré ( o Deus supremo), para outros filho de Lamudu , rei de Meca. Ali seria o berço de todos os povos e reinos descendentes do deus–rei Ododuwa, fundador da cidade sagra da . Outra lenda diz que Ododuwa seria o condutor de uma gente vinda do Leste. .
Após a fundação da cidade sagrada o povo teria se espalhado pela região e tomou final por volta do primeiro milênio. Possivel época da fundação de Oyo capital politica dos Iorubás , Cidades independentes com seus governante, a camponeses. O Senhor do reino ratificava o poder dos mandantes de cada cidade que era chamado de Bale e tinha a assembléia dos notáveis, que era na realidade a dententora da auto ridade.O guarda muralhas, em geral era mágico, o Babalaó, que recolhia os impostos. Uma aristocracia improdutiva controlava as armas, o poder politico, o comércio local , nacional e internacional.
As comunidades Iorubás que se desenvolveram no sudoste da atual Nigéria constituiram um dos grandes centos de civilizatorio da Guiné e chegaram a influenciar outras civilizaçães da região, como o reino de Benin. Esta irradiação cultural não se restringiu apenas ao continente africano .
A maioria dos Iorubás vivem em grande parte no sudoeste da Nigéria, também há comunidades iorubás no Benin, ainda podendo ser encontradas pequenas comunidades no campo em togo, Serra Leoa,Brasil, e Cuba
Resposta:
História dos bantos
Conheceram a metalurgia desde muito tempo, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Os bantos chegaram a constituir o Reino do Congo, que envolvia grande parte do noroeste do continente africano.
No passado, os bantos viveram em aldeias que eram governadas por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, recolhia impostos em forma de objetos, mercadorias e alimentos de todas as tribos que constituíam seu reino.
Explicação: