origem do dadaismo
resumido
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. Ele foi idealizado por anarquistas intelectuais germânicos que queriam desconstruir a arte, contrariando a sociedade, a religião, a ciência e a filosofia.
Resposta:
Segundo relatos dos historiadores, a busca pelo termo foi feita em um dicionário alemão por Tristan Tzara, que ao colocar uma espátula no meio do livro encontrou a palavra “Dada” e leu o seguinte significado: “Dada não significa nada”, porém na linguagem infantil a palavra quer dizer “cavalo-de-madeira”. Os dadaístas não se preocupavam com o significado correto da palavra, o que eles pretendiam era mostrar o caráter ilógico do movimento consagrado como tendência artística. Para eles, o importante era que o Dadaísmo não perdesse a essência de irracionalidade diante das guerras e, seguindo o significado encontrado no dicionário por Tristan Tzara, com elementos “sem sentido”, o artista completa:
“Dada não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada. Sábios jornalistas viram nela uma arte para os bebês, outros Jesus chamando criancinhas do dia, o retorno ao primitivismo seco e barulhento, barulhento e monótono. Não se constrói a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construção converge para a perfeição que aborrece, a ideia estagnante de um pântano dourado, relativo ao produto humano. ”