Biologia, perguntado por Rhay0016, 1 ano atrás

origem das primeiras celulas viva na terra?​


naarevonlere18: depende, são mais de uma teoria. quer a explicação de todas?
Rhay0016: sim
Rhay0016: se poder
Usuário anônimo: estou estudando isso esse ano
Usuário anônimo: espero ter ajudado
Usuário anônimo: procariontes sao as celulas que nao tem nucleo
Rhay0016: obrigada murilo
naarevonlere18: responderei-te então

Soluções para a tarefa

Respondido por naarevonlere18
1

Resposta:

Temos duas teorias principais:

A Hipótese Heterotrófica e a Hipótese Autotrófica

Explicação:

A Hipótese Heterotrófica é a mais aceita nos dias atuais. Expõe que os primeiros seres vivos surgiram a partir de substâncias inorgânicas, que existiam na Terra em um período bastante primitivo, onde haviam muitos vulcões e a atmosfera ainda estava em construção, além de frequentes ataques de meteoros terem acontecido com frequência.

Após uma transformação bastante lenta, Essas substâncias estavam reunidas em sopas primordiais no oceano primitivo, graças ás descargas elétricas e choques com meteoros. A atmosfera era rica em metano, vapor de água, hidrogênio e amônia. Pela falta de oxigênio, os primeiros seres vivos tiveram que se alimentar de outros seres para sobreviver e a partir disso ocorreu a evolução.

A Hipótese Autotrófica diz que os primeiros seres vivos produziam seu próprio alimento assim como as plantas atuais. Entretanto, essa hipótese não consegue explicar muito bem como esses seres conseguiram se desenvolver. Essa hipótese é a menos defendida na comunidade científica justamente pela sua falta de respostas.

Para os defensores dessa proposta, a vida não teria surgido em mares rasos e muito quentes; teria sido impossível a vida primitiva sobreviver. A Terra era um local inóspito, com muitos bombardeios de meteoros, vulcanismo intenso e chuvas em excesso. Esses fatores teriam sido o suficiente para acabar com a vida primitiva que poderia ter se desenvolvido aqui.

A principal defesa desse argumento é o fato da abundância do sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e compostos de ferro serem abundantes ao redor das chaminés. Assim, os primeiros organismos, que eram bactérias, conseguiram a energia necessária para desenvolver as reações para a síntese de seus componentes orgânicos.

A hipótese autotrófica é a menos aceita pela Ciência atual justamente por conta da justificativa sobre como os primeiros seres produziam seu alimento. Todo o processo de quimiossíntese é muito complexo e é necessário muitas enzimas que eram totalmente inviáveis no ambiente primitivo da Terra. Além disso, a própria complexidade física dos organismos seria totalmente impossível no ambiente. Observando pelo lado evolutivo, a complexidade de um ser autotrófico levaria muito mais tempo para ser alcançado, além de ser um processo muito lento e gradual.

Perguntas interessantes