ORGANIZEM UMA LINHA DO TEMPO SOBRE O ILUMINISMO TENDO INICIO NO COMECO DE ANOS 1700 ATE 1789 PFV ME A AJUDEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
A revolução a partir dos ideiais iluministas apareceu em primeiro lugar na América do Norte, quando os colonos recusaram ser tributados por um parlamento que estava em Londres e no qual não tinham representantes. Assim, em 1775, nas colónias inglesas deflagrou uma guerra com o objetivo da sua independência, a qual atraiu todas as classes.
Explicação:
1757: em Portugal, mais concretamente no Porto, iniciou-se um motim contra a criação da Companhia das Vinhas do Alto Douro.
1768: em Génova, deu-se a revolta dos cidadãos da classe média contra o domínio de algumas famílias nobres. Neste mesmo ano, na Ucrânia, verificou-se uma insurreição camponesa contra os nobres e judeus.
1770: surgiram sublevações contra os Turcos na Grécia.
1771: iniciou-se um movimento nacionalista e popular no Vietname, conhecido pela insurreição de Tây Son (rei) e dos seus apoiantes.
1773, no Sudoeste da Rússia, tribos asiáticas, camponeses e cossacos, sob a chefia do cossaco Pugatchev, revoltaram-se na zona do Volga e na região do Ural, mas os revoltosos foram vencidos, após a intervenção do exército russo em 1774.
1774: iniciaram-se as revoltas antimanchus na China.
1776: no Chile estalou uma revolta dos índios Mapuches.
Entre 1779 e 1780: ocorreu a primeira guerra "cafre", isto é, os Negros opuseram-se à expansão dos Boeres.
1780: surgiram sublevações camponesas na Noruega, no Massachusetts, na Roménia, na Ucrânia e no Japão, entre outros locais, que visavam os especuladores e os mercadores. Ainda neste ano surgiram também, na Holanda, conturbações que deflagraram em revolução republicana. No Peru, eclodiu o movimento Tupac Amaru (1780-1782), considerado a maior revolução social da história ibero-americana.
1781: deu-se o massacre dos espanhóis pelos índios da Califórnia, ao mesmo tempo que surgiram movimentos antiespanhóis na Venezuela e na Colômbia.
1784: nos Países Baixos, travou-se uma luta pelo poder entre o governador, famílias da aristocracia que controlavam os Estados Gerais e o Partido Patriota das classes médias, que tinha como objetivo a democratização do governo.
1787: a Prússia derrotou o exército Patriota, pondo de novo o governador no poder. Também neste ano, nos Países Baixos austríacos, isto é, na atual Bélgica, iniciou-se uma revolta contra a política centralizadora de D. José II da Áustria, que levou à proclamação da República das Províncias Belgas Unidas, em 1790. Surgiram também lutas entre os aristocratas rebeldes e membros da classe média. D. José II da Aústria conquistou esta região em 1790. Em 17 de setembro de 1787 surgiu a nova Constituição americana, que só entrou em vigor a 4 de março de 1789, que propunha organizar os três poderes segundo as ideias de Montesquieu e Locke, estabelecendo um regime presidencialista.
Em França, em 1787, iniciou-se uma fase pré-revolucionária que iria durar até 1789, ano em que se deu a Revolução Francesa, quando foram convocados os Estados Gerais por Luís XVI, com o intuito de resolver os problemas financeiros. Mudaram o nome para Assembleia Constituinte, que, mais tarde, proclamou os Direitos do Homem e emitiu a primeira Constituição em 1791. A Revolução, propriamente dita, estalou a 14 de julho de 1789, com tomada da Bastilha pelo povo.
Em resumo, pode-se dizer que, por um lado, a Revolução Francesa constituiu um acontecimento muito importante e decisivo na história europeia ou no processo revolucionário ocidental, embora tivesse influenciado povos como os do Haiti e as instituições e ideias em todo o mundo; e que, por outro, a Europa Ocidental e a América do Norte foram responsáveis por todo um processo revolucionário a nível mundial.
Espero ter ajudado :)
oi Resposta:
Explicação: