Sociologia, perguntado por nobregaryta, 11 meses atrás

organize um texto, expondo a relação entre a sociologia e a economia?​


me ajudem


nobregaryta: é vou fazer isso

Soluções para a tarefa

Respondido por andreviana00
1

Resposta:

– A sociologia econômica procura avaliar os fenômenos da economia por meio das ciências sociais – uma abordagem ainda pouco difundida no Brasil. Discutir as possibilidades de analisar esses fenômenos a partir das relações entre as diversas redes sociais é a proposta do livro Redes e sociologia econômica, lançado pela EdUFSCar, editora da Universidade Federal de São Carlos.

Organizada por Ana Cristina Braga Martes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, a obra coloca em debate a contribuição inovadora das duas abordagens – as redes sociais e a sociologia econômica – para a compreensão de questões clássicas das ciências sociais.

De acordo com a autora, a sociologia econômica fornece uma abordagem que permite entender os fenômenos econômicos de uma maneira distinta da que é proposta pela teoria econômica. “Trata-se de uma perspectiva importante do ponto de vista da conjuntura internacional, pois ela consiste em uma crítica muito sólida à economia neoclássica e ao método hipotético dedutivo adotado pelos economistas ortodoxos”, disse à Agência FAPESP.

Segundo Ana Cristina, que concluiu no início do ano pós-doutorado na Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres (Inglaterra), com apoio da FAPESP na modalidade Bolsa de Pesquisa, a abordagem da sociologia econômica “coloca em questão o pressuposto da racionalidade econômica que permeia a visão ortodoxa”.

“Os sociólogos não devem restringir seus interesses aos aspectos irracionais da ação ou das organizações econômicas, mas devem repensar as noções de racionalidade, preferências, egoísmo, mercado e demais conceitos fundamentais da economia. Essa visão combina perfeitamente com a abordagem de redes sociais, que tira o foco do indivíduo e transmite a análise para o campo das relações sociais”, disse.

As redes sociais consistem em uma tentativa de compreensão da realidade por meio das relações sociais. “A análise de redes é uma das vertentes dessa abordagem. Há vários softwares gratuitos que permitem identificar os laços entre pessoas e organizações sociais, para mostrar quais deles estão em posição de centralidade, fazendo intermediações entre os grupos”, apontou.

Formada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em ciências sociais, a autora realizou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da professora Ruth Cardoso (1930-2008). Seu primeiro pós-doutorado foi concluído em 2002 na Universidade de Boston, nos Estados Unidos.


nobregaryta: obrigada mais fez muita coisa ai
andreviana00: So corta alguma parte não precisa copiar tudo faz só 3 parágrafos e já tá bom
Perguntas interessantes