organizacao politica na china antiga. pfvrrrrrr me ajudemmm
Soluções para a tarefa
Três dinastias governaram a China entre o início do segundo milênio antes de Cristo e o ano 221 a.C.. Todas habitavam ao redor da Bacia do Rio Amarelo. Os Xia, Shang e Zhou foram as responsáveis pelo processo de ocupação do território chinês e pela formação étnica do país.
Antes mesmo da influência desta dinastia, por volta de 2,9 mil anos a.C., já eram registrados importantes invenções creditadas aos chineses, como a roda do oleiro, um grande avanço para modelar o vaso. Ainda hoje, esse é um dos mais usuais métodos para produzir vasos de barro.
Dinastia Xia
O reinado da dinastia Xia a mais antiga delas, começa em 2200 a.C. e vai até 1750 a.C., na região conhecida como Vale do Rio Amarelo. Os historiadores têm poucas evidências reunidas sobre a permanência da dinastia Xia, que começou com o reinado de Yu, o Grande, conhecido por atuar contra as inundações do rio Amarelo.
Por parte dos Xia, a China experimentou o desenvolvimento da agricultura, do comércio e da medicina. Colonos construíam as casas nas margens do rio Amarelo e, além do cultivo da terra, também mantinham animais. É também nesse período que surge a seda, confeccionada a partir do casulo do bicho da seda.
Sociedade
Dezessete imperadores reinaram durante esse período dinástico. A dinastia Xia teve importante papel na organização social dos chineses, sendo a responsável pela instituição do casamento. Também os trabalhos precursores da escrita, que seria aperfeiçoada pela sua sucessora, a dinastia Shang, que permaneceu de 1750 a.C. a 1040 a.C.
Dinastia Shang
Os estudiosos na dinastia Shang desenvolveram um sistema de escrita que era gravado em ossos dos animais e peças de bronze. Os habitantes desse período dinástico desenvolveram o uso de peças de bronze e um requintado sistema de organização social.
Resposta:
No primeiro posto da pirâmide social da China, estava o imperador, que era considerado o intermediário entre os deuses e o povo. Abaixo dele, mas responsável pela maioria das ações no império, estavam os ministros e outros funcionários letrados. Essas pessoas eram chamadas de Mandarins. Eles que organizavam e governavam todo o império, cobrando impostos, estabelecendo preços, etc. Nas horas vagas eles aprimoravam seus talentos artísticos.
Os militares, os comerciantes e o clero estavam abaixo dos Mandarins, mas não tinham seus poderes no império.
No último posto da pirâmide social chinesa estavam os camponeses e artesãos. Os camponeses trabalhavam nas terras do estado, nas construções e nas minas de ferro e de sal.