História, perguntado por layrarafaela2018, 9 meses atrás

organização e economia que ganha força com protestantismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por vivi06kgcom
1

Resposta:

→A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica. Lutero elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas denominações dentro do cristianismo.

→Contexto: Europa no século XVI←

A Europa do século XVI passava por profundas transformações. As estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais que marcaram o continente durante a Idade Média estavam sendo substituídas. Havia expansão econômica e, politicamente, novos interesses e novas formas de governo se consolidavam.

A religião perdia a sua força, pois, a partir do Renascentismo, começou a se consolidar a ideia de que o homem era o centro de todas as coisas. A cultura renascentista também contribuiu para que as artes ganhassem novo fôlego, resgatando, sobretudo, o legado da cultura clássica. Assim, novas ideias e novas formas de enxergar o mundo foram difundidas com a invenção da imprensa.

A Igreja Católica, por sua vez, enfrentava uma crise de credibilidade, e sua contestação vinha desde a Idade Média. As críticas à Santa Sé tratavam de questões como a quantidade de terras e outras riquezas nas mãos da Igreja, a corrupção dos clérigos, o abuso do poder, etc. Assim, questionamentos eram realizados abertamente. Os casos dos valdenses e as críticas feitas por John Wycliff e Jan Huss são demonstrações claras de que a insatisfação com a Igreja Católica se arrastava por séculos. Os dois últimos, inclusive, são considerados precursores da Reforma Protestante.

→Protestantismo, Religião e a expansão do Capitalismo Industrial ←

O sistema capitalista de produção se consolidou com a Revolução Industrial inglesa do século XVIII, trazendo inúmeras mudanças para a sociedade da época, transformando hábitos, costumes e comportamentos arraigados na sociedade europeia, fazendo da ciência um dos grandes motores da sociedade e impondo a religião uma derrota jamais vista, fragilizando a Igreja romana e abrindo espaço para a consolidação de outras vertentes religiosas mais afeitas e atreladas ao sistema de produção dominante.

A sociedade feudal pode ser descrita como uma época de trevas para a mundo ocidental, nesta época o controle social era feito através das armas e do poderio bélico e militar dos senhores, somados ao poder imaterial da Igreja, que mantinha instrumentos de controle social e de alienação, de outro lado, encontrávamos uma forte degradação da ciência e um fortalecimento da religião, que acreditava ser a grande responsável pelo monopólio com uma força superior.

Neste modelo de organização social, os servos eram vistos apenas como indivíduos dotados de força física, sem direitos e com muitos deveres, impossibilitados de ascensão social e condenados a viverem para o trabalho duro, sem poder ascender a outras classes e grupos sociais organizados, todos que se comportassem teriam acesso aos reinos do céu, enquanto aqueles que deixassem a desejar e se revoltassem contra a organização dita social, seriam condenados ao fogo do inferno ou seriam obrigados a rever ideias, teorias ou pensamentos vistos como reacionários pelos agentes do poder e da ordem.

ESPERO TER AJUDADO

SE QUISER ME AJUDAR TBM

ATENCIOSAMENTE........

Anexos:
Perguntas interessantes