Organização dos seres vivos (do menor ao maior):
Atomos ->
moléculas ->
organelas ->
célula (unicelular- é o proprio organismo ou pluricelular- formam os tecidos) ->
tecidos ->
órgãos ->
sistema ->
organismo (mesma especie) ->
comunidade ->
ecossistema -> biosfera (toda parte do planeta que abriga vida)
Soluções para a tarefa
Átomos: O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa).
Moléculas: Moléculas são formadas pela ligação covalente de átomos. São classificadas quanto ao número de átomos, à geometria e à polaridade, sendo identificadas pela fórmula molecular. Representação artística de uma molécula, formada pela ligação covalente de átomos.
Organelas: As organelas celulares são estruturas encontradas no interior do citoplasma da célula que realizam diversas atividades vitais. No citoplasma da célula, são encontradas estruturas denominadas de organelas celulares que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula.
Célula: Células são as unidades estruturais e funcionais que constituem todos os seres vivos. Os únicos seres vivos que não possuem células são os vírus. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.
Tecidos: Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
Órgãos: Os órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos. No corpo humano, eles trabalham de modo a garantir o funcionamento adequado do nosso corpo.
Sistema: é um grupo de órgãos que juntos executam determinada tarefa. Alguns sistemas comuns, como aqueles presentes em mamíferos e outros animais, e vistos na anatomia humana, são aqueles como o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema nervoso, etc.
Organismo: é formado pelo conjunto de todos os sistemas. No entanto, um organismo também pode ser constituído por uma única célula, sendo então chamado de unicelular. Quando o organismo é constituído por duas ou mais células, é denominado multicelular ou pluricelular.
Comunidade: conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.
Ecossistema: é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Um ecossistema é formado por dois fatores básicos:
- Fatores bióticos: constituem-se dos seres vivos do sistema, tais como plantas e animais.
- Fatores abióticos: constituem-se das partes sem vida do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água.
O ecossistema é a unidade básica de estudo da Ecologia.
Biosfera: Biosfera ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. Ela inclui a biota e os compartimentos terrestres com os quais a biota interage, assim como seus processos e inter-relações.