Organismos multicelulares apresentam características morfofisiológicas mais complexas em relação aos organismos unicelulares. Além disso, todos os multicelulares apresentam célula eucariótica, mas vale apena ressaltar que existem representantes eucariotos unicelulares. A célula eucariótica pode ser classificada como animal e vegetal. Sobre as variedades de células eucarióticas é correto afirmar que: *
1 ponto
Todas apresentam parede celular, membrana plasmática, citoplasma e núcleo na sua composição.
As células eucarióticas animais são desprovidas de mitocôndria e lisossomo.
Vacúolo e cloroplastos são organelas exclusivas das células eucariontes vegetais, executam função de armazenamento e fotossíntese respectivamente.
O complexo golgiense é encontrado nos dois tipos de células eucariontes e tem função de sintetizar proteínas.
As mitocôndrias na célula eucarionte animal participam do processo de respiração celular, enquanto na célula vegetal, esse processo é realizado nos cloroplastos.
gnt pelo amor me ajudemm
Soluções para a tarefa
Os organismos unicelulares são aqueles que possuem corpo formado por apenas uma célula. Em razão da simplicidade desses seres, acredita-se que os primeiros organismos vivos que surgiram no planeta eram unicelulares.
Seres unicelulares são autossuficientes e conseguem manter todas as suas atividades, como locomoção e alimentação, sem precisar de outra célula. No que diz respeito à reprodução, esta pode ser assexuada, como ocorre em grande parte das bactérias, ou sexuada, como ocorre em alguns protozoários.
Organismos unicelulares podem ser ainda procariontes ou eucariontes. Nos procariontes (bactérias e cianobactérias), não é possível observar o material genético em um núcleo verdadeiro; já nos eucariontes, observa-se a presença de núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).
Como exemplo de organismos unicelulares, podemos citar as bactérias, os protozoários, algumas espécies de algas e algumas espécies de fungos.Os organismos multicelulares, também chamados de pluricelulares, apresentam uma grande quantidade de células. As células no corpo desses organismos são mais complexas e atuam de maneira conjunta para garantir a sobrevivência de um ser.
Nos organismos multicelulares, as células podem estar organizadas em tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas, que, por fim, formam o corpo do espécime. Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos.
A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada que ocorre em seres multicelulares, podemos citar a fragmentação, partenogênese, esporulação, multiplicação vegetativa, estrobilização e brotamento. No caso da reprodução sexuada, que ocorre com a junção de gametas, observa-se nos multicelulares um ciclo de vida com estágios de nascimento, crescimento, maturação sexual, reprodução e morte.
Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar algumas espécies de algas, algumas espécies de fungos, plantas e animais.