Organismos fotossintetizantes aquáticos são extremamente importantes para os mares e rios sendo os produtores primários que sustentam todo o ecossistema.
Entretanto, algumas espécies em determinados filos ou classes têm a capacidade de produzir toxinas prejudiciais aos animais marinhos e consequentemente o homem, que consome esses animais ou entra em contato com a água contendo as toxinas.
São os eventos de maré vermelha, decorrentes de problemas como falta de saneamento básico ou alterações climáticas, como aumento de temperatura. Assinale o(s) filos de organismos que possuem espécies com esta capacidade
1 Cyanophyta
2 Rodophyta
3 Clorophyta
4 Euglenophyta
5 Dinophyta
6 Bacillariophyta
7 Phaeophyta
8 Oomycota
9 Microsporidia
Cite um exemplo de organismo e/ou toxina para cada um do(s) filo(s)assinalados:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
O fitoplâncton pode ser definido como um conjunto de micro-organismos fotossintetizantes que vivem flutuando na superfície das águas. Ele é composto por algas microscópicas e cianobactérias, que podem ser unicelulares, coloniais ou filamentosas.
Por viver em ambientes aquáticos – tanto em ambiente límnico (lagos, por exemplo) como marinho –, o fitoplâncton apresenta uma série de adaptações que lhe garante a sobrevivência na coluna d'água. Alguns desses micro-organismos, por exemplo, possuem flagelos que ajudam na locomoção; outros, por sua vez, possuem vacúolos de gás que auxiliam na flutuação, enquanto alguns deles apresentam mucilagem, que envolve as células e garante proteção, flutuação e locomoção.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás