Organelas celulares são definidas como todas as estruturas intracelulares presentes em todas as células e que desempenham funções bem definidas, sem necessariamente serem delimitadas por membranas (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2015).
De acordo com esta definição, tanto organismos procariontes quanto eucariontes têm organelas em sua estrutura, sendo que cada tipo celular apresenta organização, quantidade e tipos de organelas relacionadas ao seu metabolismo. Em cada um dos diferentes tipos celulares listados abaixo, verifica-se o predomínio de algumas das organelas celulares.
Relacione três organelas mais abundantes em cada tipo celular e justifique com relação a atividade exercida pelas referidas células.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No citoplasma da célula, são encontradas estruturas denominadas de organelas celulares que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.
A- As células β-pancreáticas é o produtor de insulina que age na quantidade do nível de açúcar no sangue. os ribossomos são organelas responsável pelas proteínas presente na nossa células. através do retículo endoplasmático rugoso que atua como rede na transformação e transporte proteína para o Golgi, que por sua vez é responsável pelo armazenamento e a modificação de substâncias, e expelir.
B- O sarcómero é definido como uma unidade funcional do músculo, a principal função é permitir que as células dos músculos se contrai, nesses filamentos encontramos a actínia e proteica e filamentos de miosina, que permite a contração muscular a um impulso nervoso, já a mitocôndria e repensável por produzir, energia através da respiração.
C- O macrógrafo derivam de monócitos presente nos tecidos e no peritônio animal. Quando esta presente no sangue devemos chama-lo de monócitos , mais quando ela passa para o tecido eles se diferencia em macrógrafo, que tem a função de fagocitar antígeno, é uma das células mais importante do nosso sistema imunológico, pois ele possui um receptor capaz de reconhecer antígeno ficando ativado, ele se envolta na bactéria até que a mesma esteja no seu interior, e a degrada. já os lisossomos e responsável por quebrar e digerir, contém enzima proteolítica e degradam a bactéria no fogolisossomo, pois os resíduo que não é aproveitado e expelido fora.
D-retículo endoplasmático liso, pois são células responsável por hormônios esteroide. células Leydig também designada por Células Intersticiais, é produtora de testosterona, que garante o crescimento dos órgãos reprodutores, e hormônio esteroide, produzida pelas glândulas endócrina que controla o funcionamento de algumas células.