Organela responsável pelo processo de produção de enrgia, conhecido por respiração celular, através da quebra da molécula de glicose com liberação de gás carbônico. São capazes de se autoduplicar, por possuirem DNA próprio: *
( )Imagem sem legenda
( )lisossomos
( )ribossomos
( )complexo golgiense
( )mitocôndria
Soluções para a tarefa
Resposta:
Observe atentamente as principais partes de uma mitocôndria.
Explicação:
Mitocôndrias
BIOLOGIA
PUBLICIDADE
As mitocôndrias são organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular. São frequentemente referidas como “casas de força” das células, pois, por meio do processo de respiração celular, uma grande quantidade de ATP é gerada.
→ Características das mitocôndrias
As mitocôndrias são organelas de formato esférico ou alongado encontradas em quase todas as células eucariontes, isto é, células que se caracterizam pela presença de material genético envolto pela membrana nuclear. Em células procariontes, as mitocôndrias não estão presentes.
O número de mitocôndrias varia de uma célula para outra, porém, normalmente, observam-se centenas de mitocôndrias em uma única célula. Um número maior é observado em células que apresentam grande atividade metabólica. Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia.
Essas organelas apresentam um comprimento que varia de 1,0 µm a 10 µm e largura entre 0,5 µm e 1,0 µm. Apresentam duas membranas: uma membrana interna, que apresenta projeções para seu interior (cristas mitocondriais), e uma membrana mais externa, que é lisa. Entre a membrana externa e a interna, há o chamado espaço intermembranoso. A membrana interna, por sua vez, delimita um espaço interno, o qual contém a matriz mitocondrial.
Observe atentamente as principais partes de uma mitocôndria.