"Orfeu, quando criança, não suportava o barulho do mundo. Pelos arredores do Monte Parnaso saiu em busca de um lugar verdadeiramente silencioso. Cansado e irritado por não encontrar tal lugar, foi ao templo de Delfos consultar mulheres com poderes proféticos, Pítia e as sibilas. Interrogou-as, por meio de gestos, e confirmou o que intuía: o silêncio pleno não existe. Em vez de esquivar-se do caos sonoros em que estava imerso, precisava Orfeu atentar-se a todo ruído do planeta. Primeiro, tinha que escutar os sons do próprio corpo, pulsação, respiração, soluços do desejo. Depois, o som de todos os outros seres vivos e, finalmente, o som das sociedades, o barulho das cidades, das guerras, dos discursos (esses últimos costumam silenciar os outros). Somente depois de abraçar o alvoroço sonoro do mundo que Orfeu pôde soltar a voz em sonoridades intensas, propagar a emoção pelas canções ou pela linguagem (Fonte: Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2018).
O silêncio também é uma das propriedades que envolvem o som e, a música, também se apropria do silêncio como elemento da obra. Sobre o silêncio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A criança deve distinguir o barulho, que interfere e incomoda, da música, que organiza o som e o silêncio.
PORQUE
II. O silêncio valoriza o som e faz parte da música. Deve ser experimentado em diferentes situações e contextos.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b.
A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.
ALTERNATIVA (A) ESTA CORRETA
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.