Ordena-se pela autoridade do Parlamento, que ninguém leve, ou faça levar, para fora deste reino ou Gales, ou qualquer parte do mesmo, qualquer forma de dinheiro da moeda desse reino, ou de dinheiro e moedas de outros reinos, terras ou senhorias, nem bandejas, vasilhas, barras ou joias de ouro guarnecidas ou não, ou de prata, sem a licença do rei.HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.A temática exposta no texto, referente à Inglaterra dos séculos XVI e XVII, caracteriza uma associação entre
a) determinação de regras protecionistas e fortalecimento das instituições monárquicas.
b) racionalização da empresa colonial e reconhecimento dos particularismos regionais.
c) demarcação de fronteiras comerciais e descentralização dos poderes políticos.
d) expansão das atividades extrativas e questionamento da investidura divina.
e) difusão de práticas artesanais e aumento do controle do legislativo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
É correta a alternativa A, já que vemos aqui o estabelecimento de um controle mais rígido sobre a circulação de mercadorias, uma forma de proteger os mercados das diferentes partes do reino e também de proteger os monopólios produtivos que o Rei concedia aos burgueses que se mostravam mais leais.
Se trata também de um indicativo do amplo poder real na Inglaterra no Período (até o Século XVII havia Absolutismo no país), já que, apesar da ordem ser emitida "em nome do Parlamento", é a autoridade real que daria a "última palavra" sobre qualquer um destes assuntos.
Respondido por
2
Resposta:
A, senhor
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás