Orçamento talvez seja um dos mais relevantes fatores para as empresas conseguirem atuar nos seus setores e nichos, por meio da definição do orçamento é possível estabelecer um plano de metas e direcionar os recursos internos da empresa.
Tendo em visto essa importância do orçamento, discorra sobre as origens do orçamento. Comentando sobre a importância das etapas do orçamento (Apontando quais são) e os principios gerais do orçamento.
Lembrete: Não façam extração literal do texto no ebook ou de fontes externas sem fazer as referências necessárias. E mesmo utilizando fontes referenciadas, a grande maioria do texto tem que ser de autoria sua.
Soluções para a tarefa
O orçamento é usado pelas empresas para elas sejam capazes de coordenar comparativamente suas despesas e receitas públicas. A origem do orçamento se deu durante a idade média.
Para que o orçamento seja realmente útil para as organizações, ele deve seguir algumas etapas: deve-se planejar o processo orçamentário, estabelecer as premissas, coletar os dados e posteriormente consolidá-los, efetuar a execução orçamentária, revisar o orçamento e realizar orçamentos parciais.
Outro ponto importante para que o orçamento seja funcional, é seguir os princípios gerais do orçamento. Todo bom orçamento precisa ter unidade, totalidade e universalidade. Deve ainda apresentar anualidade (ou periodicidade), exclusividade, especificação (especialização ou discriminação). O orçamento não pode ter vinculação ou afetação das Receitas, precisa ser um orçamento bruto, com equilíbrio, legalidade e publicidade. Vale destacar alguns dos princípios que são fundamentais: clareza (ou objetividade) e exatidão.
Bons estudos!