orçamento é realizado para estimar o total das receitas e fixar o total das despesas e, para isso, existem algumas técnicas orçamentárias. Dessa forma, associe as características a seguir a cada tipo de orçamento.
1 – Orçamento base zero
2 – Orçamento participativo
3 – Orçamento tradicional
4 – Orçamento programa
5 – Orçamento de desempenho
( ) É um instrumento de autorização de despesas a entidades assinaladas na peça legal, em que estão relacionados os elementos de despesas e as suas respectivas fontes de receitas.
( ) Tem como objetivo principal o controle das despesas de capital, ou seja, parte-se da premissa do que precisa ser feito, e não do que seria bom ser feito.
( ) É um processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho que contém as ações desenvolvidas.
( ) É compreendido como um instrumento que serve para alocar os recursos públicos de forma eficiente e eficaz de acordo com as demandas sociais.
( ) Consiste em um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.
3, 1, 5, 2, 4
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1) Tem como objetivo principal o controle das despesas de capita, ou seja, parte-se da premissa do que se precisa ser feita, e não do que seria bom ser bom feito.
(3) É um instrumento de autorização de despesas a entidades assinaladas na peça legal, em que estão relacionadas os elementos de despesas e a suas respectivas fontes de receitas.
(5) É um processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: O objeto de gasto e um programa de trabalho que contêm as ações desenvolvidas.
(2) É compreendida como um instrumento que serve para alocar os recursos públicos de forma eficiente e eficaz de acordo com as demanada sociais.
(4) Consiste em um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos a sua execução.
Explicação:
Resposta:
3, 1 , 5 , 2 ,4
Explicação:
Para realizar o orçamento público, é possível utilizar alguns tipos de orçamento: o orçamento tradicional (3) é um instrumento de autorização de despesas a entidades assinaladas na peça legal, em que estão relacionados os elementos de despesas e as suas respectivas fontes de receitas; o orçamento base zero (1) tem como objetivo principal o controle das despesas de capital, deixando-o mais perto da realidade; o orçamento de desempenho (5) está entre o tradicional e o de programa com foco nos resultados; o orçamento participativo (2) é aquele que tem a participação do povo; o orçamento programa (4) tem como função atender aos objetivos e metas: para isso, os custos dos programas de ação são classificados a partir do ponto de vista funcional programático.