orações coordenadas
Soluções para a tarefa
As orações coordenadas são orações que estão relacionadas, trazendo uma mesma ideia, mas que apresentam autonomia uma em relação à outra.
Isso significa que elas possuem sentido independentemente das outras orações a que se ligam, ligação essa que pode ser feita ou não com conjunção, o que determinará sua classificação como sindética ou assindética, como veremos posteriormente.
Ao falar de orações coordenadas, deve-se lembrar do conceito de período composto. O período composto é aquele formado por duas ou mais orações.
Lembre-se de que orações são enunciados construídos em torno de um verbo e que podem ser sintaticamente analisados. O período pode ser composto por coordenação ou por subordinação.
No caso das orações coordenadas, temos orações independentes em relação ao sentido, mas que, juntas, trazem informações umas sobre as outras.
Apesar disso, é importante lembrar que elas não exercem função sintática uma em relação ao outra. Veja exemplos de orações coordenadas:
Vim, vi, venci.
No exemplo acima, tem-se três orações. As três orações são independentes entre si, pois apresentam sentido independentemente das demais.
Eles chegaram atrasados, mas conseguiram fazer a prova.
As orações que compõem o período usado como exemplo anteriormente possuem sentido completo sozinhas, mas, juntas, estabelecem uma nova relação, determinada, nesse caso, pela conjunção mas, que está indicando uma ideia de oposição.
As orações coordenadas podem ser divididas entre sindéticas e assindéticas, de acordo com o uso ou a ausência de conjunções coordenativas que liguem as orações.
Orações coordenadas assindéticas
As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se ligam sem o uso de conjunções. Em geral, elas aparecem ligadas por vírgulas ou ponto e vírgula. Veja um exemplo:
Ontem Mário cantou, dançou, festejou.
Entrei; ninguém me viu.
Orações coordenadas sindéticas
Em oposição às orações coordenadas assindéticas, as coordenadas sindéticas são introduzidas por uma conjunção coordenativa.
Elas podem ser classificadas de acordo com a relação estabelecida a partir da conjunção utilizada, podendo ser aditivas, adversativas, conclusivas, entre outras. Veja um exemplo:
Ela estuda, mas nada aprende.
Perceba que as duas orações que compõem o período analisado são independentes, ou seja, possuem sentido completo sozinhas.