“Ora, desde antes da afirmação dos Estados nacionais sob a égide da monarquia absolutista, a atividade da marinharia europeia se constituiu conjugando conteúdos econômicos e militares, uma vez que a ação náutica implicava atuar num campo ameaçado pela concorrência guerreira de piratas e de rivais mediterrânicos da África, como os mouros ou berberes, caracterizados como infiéis pelos cristãos. É assim que se organizou a empresa corsária que se tornou a estrutura alargada da marinharia nacional na Época Moderna europeia como instrumento de guerra.”
Os corsários:
A) eram piratas que alcançaram apenas o enriquecimento próprio na Europa Moderna.
B) foram grupos de comerciantes e navegantes franceses, apenas, do século XVI.
C) foram perseguidos pela marinha inglesa, que os via como perigosos e condenava a pirataria.
D) eram piratas contratados por governantes para saquear navios estrangeiros.
Soluções para a tarefa
Resposta:b
Explicação:
Resposta:
Letra D: eram piratas contratados por governantes para saquear navios estrangeiros
Explicação:
Uma atividade muito comum nos tempos modernos era a pirataria. Quando os piratas trabalhavam para o governo, costumavam ser chamados de corsários e contribuíam para o enriquecimento das nações europeias.
Para os ingleses, Francis Drake era um cavaleiro condecorado pela Rainha Elizabeth I. Já para os espanhóis, ele era um odiado pirata. Tanto que o rei da Espanha chegou a oferecer uma recompensa de 20 mil ducados (mais de 6 milhões de dólares nos dias de hoje) pela sua cabeça.
Sir Francis, conhecido também como El Draque, ajudou a derrotar a Invencível Armada Espanhola e foi o primeiro inglês a circunvagar a Terra. Seus espólios como corsário (uma espécie de pirata certificado, com autorização para pilhar navios e cidades de outros países) ajudaram a enriquecer a Coroa britânica até sua morte por disenteria, aos 55 anos, em 1596.