OQUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE ISSO?
Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na India.
Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia.
Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da India, na época.
Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais.
Ele escreveu dois livros matematicamente importantes e devido a isso tornou-se o matemático mais famoso de sua época.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Bhaskara,foi muito importante para a Matemática,e muito cedo sua dedicação a isso foi reconhecida.O livro mais famoso dele é chamado de Lilavati,que era o nome da esposa dele,a tradução desse nome significa Graciosa,e ele provavelmente teria desejado fazer uma brincadeira comparando a elegância de uma mulher com a elegância da Matemática,mas na tradução feita na Turquia,400 anos depois,foi inventada a história de que ele fez o livro para a filha dele que não se casou,pois com essa história,de certa forma,deixa a Matemática mais humana,e não como um bicho de sete cabeças.
Perguntas interessantes