oque tetam explicar os modelos atômicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eles tentam explicar como um átomo é feito/dividido.
Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que essas partículas eram indivisíveis. Essas partículas foram denominadas de átomos.
Temos como principais modelos atômicos hoje:
Modelo de Thomson
Joseph John Thomson, em 1904, propôs que o átomo consistia em um volume esférico carregado com cargas elétricas positivas no qual um conjunto de cargas negativas e estáticas estariam uniformemente distribuídas. Tal modelo ficou conhecido como “pudim de passas”, imaginando que as passas fossem os elétrons.
Modelo de Rutherford
Com base em experimento, ele pôde chegar à conclusão de que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia. Baseando-se no modelo do sistema solar, onde os planetas giram em torno do Sol, Rutherford propôs um modelo semelhante para o átomo de hidrogênio. Para ele, os elétrons possuíam cargas negativas; enquanto no núcleo se encontravam as cargas positivas.
Modelo de Bohr
Naquela época, questionou-se que se o elétron emitisse energia continuamente, “fecharia” sua trajetória até atingir o núcleo e isso poderia gerar um colapso. Mas mais tarde esse questionamento foi reformulado pelo cientista Louis de Broglie, que diz que os elétrons giram ao redor do núcleo, mas não em órbitas definidas como tinha afirmado Bohr.