oque significa a palavra a priori
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A priori é uma locução latina que significa “à primeira vista” (de acordo com o que é anterior). É usado para realizar uma demonstração que descende da causa ao efeito, da essência de algo às suas propriedades. Também se refere àquilo que se realiza antes de examinar o assunto de que se trata.
É possível estabelecer uma distinção entre o conhecimento a priori (que, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, é necessariamente verdadeiro e universal, já que não depende da experiência) e o conhecimento a posteriori (aquele que é obtido de forma empírica).
Como tal, os argumentos a priori são necessários. As demonstrações directas na matemática, por exemplo, pertencem a este tipo de locuções. Posto isto, o conhecimento a priori permite predizer/prever um fenómeno/acontecimento ou antecipar/antever determinadas características.Para a filosofia escolástica, as proposições a priori estão associadas à ontologia e equivalem àquilo que antecede na ordem causal.
Para Kant, todo o conhecimento empírico está sujeito a condições a priori, às quais chama de transcendentais. Se não tiver comprovação empírica, trata-se, nesse caso, de um conhecimento que é postulado e sustentado pela razão.
René Descartes, pela parte que lhe diz respeito, é da opinião de que a razão é uma faculdade independente da experiência. Isto compreende a existência de um conhecimento inato (a priori), como explica com a sua frase “Cogito, ergo sum” (“Penso, logo existo”).
Os juízos sintéticos a priori são os que estão relacionados com a lógica (por exemplo, “subir para cima”). Em contrapartida, os juízos a posteriori têm uma validade particular e são empíricos, uma vez que são comprovados com a experiencia (“Em Matosinhos, as mulheres falam muito alto e acenam muito com as mãos”).
É possível estabelecer uma distinção entre o conhecimento a priori (que, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, é necessariamente verdadeiro e universal, já que não depende da experiência) e o conhecimento a posteriori (aquele que é obtido de forma empírica).
Como tal, os argumentos a priori são necessários. As demonstrações directas na matemática, por exemplo, pertencem a este tipo de locuções. Posto isto, o conhecimento a priori permite predizer/prever um fenómeno/acontecimento ou antecipar/antever determinadas características.Para a filosofia escolástica, as proposições a priori estão associadas à ontologia e equivalem àquilo que antecede na ordem causal.
Para Kant, todo o conhecimento empírico está sujeito a condições a priori, às quais chama de transcendentais. Se não tiver comprovação empírica, trata-se, nesse caso, de um conhecimento que é postulado e sustentado pela razão.
René Descartes, pela parte que lhe diz respeito, é da opinião de que a razão é uma faculdade independente da experiência. Isto compreende a existência de um conhecimento inato (a priori), como explica com a sua frase “Cogito, ergo sum” (“Penso, logo existo”).
Os juízos sintéticos a priori são os que estão relacionados com a lógica (por exemplo, “subir para cima”). Em contrapartida, os juízos a posteriori têm uma validade particular e são empíricos, uma vez que são comprovados com a experiencia (“Em Matosinhos, as mulheres falam muito alto e acenam muito com as mãos”).
geovanavenanciosouza:
vlw me ajudou bastante
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