Biologia, perguntado por Lucasgg1957, 8 meses atrás

Oque seria difícil sobre o uso de uma escala de equilíbrio para medir dos objetos

Soluções para a tarefa

Respondido por cezarbombardeli
0

Resposta:

Funcionamento de um dinamômetro

Dinamômetro é um mecanismo de medida que nos fornece a intensidade de uma força a partir de outro corpo. Essa força produz em alguns objetos uma deformação visível, podendo então ser medida. Dessa forma, dizemos que a medida dessa deformação fornece, de maneira indireta, a intensidade da força que a produziu.

No nosso cotidiano encontramos diversos tipos de materiais, dentre eles os denominados materiais plásticos, que são, por exemplo, massa de modelar, barro, etc. Esses materiais plásticos quando deformados não voltam à sua forma original. Outro tipo de material inserido em nosso cotidiano é o material elástico, que, ao ser deformado, tende a voltar à sua forma original quando cessada a força aplicada sobre ele. Exemplos básicos de material elástico: borracha, mola, etc.

Para medir forças utilizando a deformação de corpos, é necessário utilizar objetos ou materiais que não sofram deformações permanentes quando aplicadas tais forças. A deformação deve ser elástica e mensurável.

O dinamômetro mais comum que encontraremos faz uso de uma mola elástica. Quando sustenta um objeto, o qual se pretende determinar o peso, a mola sofre uma deformação até que seja capaz de equilibrar seu peso, ou seja, até que sua força seja igual (em intensidade) à do peso do corpo.

Caso seja colocado na mesma mola outro corpo, cuja massa seja o dobro do peso, a força elástica da mola será maior e sua deformação também será dobrada. Um terceiro corpo, com peso três vezes maior que o primeiro, exigirá uma força elástica ainda maior que as anteriores, e a deformação da mola será três vezes maior que a do primeiro caso. Dentro da faixa de elasticidade da mola, sua distensão é regular: a deformação da mola e a força elástica são diretamente proporcionais.

Explicação:

Perguntas interessantes