Oque Sérgio Buarque de Holanda dizia sobre a sociedade
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Resposta:
Em Raízes do Brasil, as possibilidades heurísticas do gênero ensaístico são exploradas ao máximo. A linguagem plástica escolhida por Sérgio Buarque de Holanda permite converter circunstâncias complexas em um vocabulário de compreensão geral. Assim, o autor faz uso de dualismos como trabalho e aventura, ou semeador e ladrilhador, para descrever e tipificar concisamente os padrões abrangentes de conduta. A propósito, a tensão entre estes dois polos geraria o movimento que levaria ao avanço da história. Neste caso, o autor recorre, claramente, tanto à metodologia dos tipos ideais de Weber quanto à dialética de Hegel40.
Quatro motivos ou temáticas marcam Raízes do Brasil: o sistema colonial português, o patriarcado rural, o homem "cordial" e as aporias do liberalismo brasileiro. A colonização portuguesa é discutida especialmente nos capítulos 1 e 2. No capítulo 4, Buarque de Holanda tenta distinguir mais claramente o domínio colonial português do espanhol, de modo a destacar aquilo que frequentemente se denomina padrão colonial ibérico. De acordo com este padrão, os espanhóis teriam se esforçado para "vencer e retificar a fantasia caprichosa da paisagem agreste"41 em suas colônias. Para Portugal, contudo, "a colônia [seria] simples lugar de passagem, para o governo como para os súditos"42.
Em oposição à ética protestante do trabalho constituinte da sociabilidade norte-europeia, Buarque de Holanda diagnostica nos portugueses uma moral de trabalho pouco desenvolvida, que se ajusta bem "a uma reduzida capacidade de organização social"43. Tal característica seria historicamente condicionada; ela refletiria o fato de que a ascensão da burguesia portuguesa não havia levado simplesmente à destituição da velha elite, mas sim a uma existência continuada e parasitária deste grupo. Este déficit na organização social também teria influenciado o domínio colonial do Brasil. Depois da chegada dos portugueses à costa brasileira, em 1500, a colonização não teria sido planejada ou pensada: ela "se fez apesar de seus autores"44, já que "aventureiros" – e não "trabalhadores" – estariam envolvidos em tal processo.
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