oque são defesas imunitárias?cite exemplos de defesas imunitárias primárias e secundárias?
Soluções para a tarefa
A defesa do corpo é feita pelo sistema imunitário, que é especializado na proteção do organismo contra agentes externos, pois corpo humano sofre constantemente com ataques de microrganismos e substâncias tóxicas do ambiente.
Ele é capaz de identificar e combater a maior parte dos invasores que tentam parasitar ou agredir o corpo humano. Você tem ideia de como o seu corpo consegue fazer isso? Veja logo abaixo uma vídeo aula e um slide O sistema imunitário é formado por células, anticorpos e órgãos especializados na defesa do corpo.
Os leucócitos (glóbulos brancos) são as células que compõem o sistema imunitário. Eles são responsáveis por atacar e destruir agentes causadores de infecções. Há vários tipos de leucócitos, entre ele os macrófagos, que englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores por fagocitose, e os linfócitos, células que produzem os anticorpos. Na ilustração abaixo você poderá ver os principais tipos de células desse sistema.
Sistema imunitário – características, funções e células imunes
Veja uma de Fisiologia Humana com os Principais sistemas do corpo humano.Os anticorpos são a principal substância de defesa do corpo e estão presentes no plasma sanguíneo. Eles são capazes de reconhecer partes específicas – chamadas de antígenos – de agentes que possam ser estranhos ao organismo, como vírus, bactérias, fungos, pólen, ácaros e outros, atacando-os e inibindo a sua ação. Um exemplo de interação entre antígenos e anticorpos foi estudado anteriormente, quando vimos que o sangue pode aglutinar se antígenos presentes na membrana das hemácias entrarem em contato com anticorpos específicos do plasma sanguíneo.
Os órgãos que compõem o sistema imunitário são o baço, o timo, o fígado, o apêndice, as tonsilas e a medula óssea, além da pele. O sistema linfático, que também compõe o sistema imunitário, é formado pelos vasos linfáticos, pelos linfonodos e pela linfa.
baço, o timo, o fígado, o apêndice, as tonsilas e a medula óssea