História, perguntado por carolinadsrosa39, 5 meses atrás

Oque sabes sobre revoluçao russa e o modelo socialista de produção vigente até o inicio da decada de 1990?

Soluções para a tarefa

Respondido por MEOS
0

As obras teóricas do alemão Karl Marx estão mais para longos tratados econômicos do que escritos apaixonados sobre revoluções. O pensador deixou poucos indícios do que seria sua visão de uma sociedade organizada pelo modo socialista de produção: O Capital, publicado em 1867 e considerado a obra-prima do alemão, é o resultado de um profundo estudo sobre o funcionamento do capitalismo, como o próprio título sugere.

Mas se alguém contasse a Marx que o Império Russo seria o palco de uma revolução que utilizaria seu pensamento como base teórica, ele tomaria o maior susto. Em suas reflexões, o alemão acreditava que a revolução socialista seria forjada em países que já tivessem as bases capitalistas bem desenvolvidas, com uma classe operária organizada e forte, como em nações da Europa Ocidental.

No caso da Rússia do início do século 20, o quadro econômico era mais próximo do feudalismo do que de uma pujante sociedade industrial e moderna. Governada por uma monarquia centenária que concentrava seus poderes de maneira despótica, a sociedade russa era majoritariamente camponesa. Coroado em 1894, o czar (título dado aos monarcas russos) Nicolau 2º, da dinastia Romanov, iniciara um processo de modernização no país com a instalação de fábricas e tentativas de melhorias sociais — a expectativa de vida no império era de 39 anos, inferior à da Grã-Bretanha (52 anos) e do Japão (51 anos).

Perguntas interessantes