oque representa cada peça do xadrez explique cada uma
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Explicação:
REI: O Rei, chamado de Rajá no Chaturanga (ou Shaturanga, jogo indiano do qual o Xadrez moderno se originou) representa a monarquia. Ele é a peça mais importante do jogo, mesmo que não seja a mais poderosa de todas. Tanto que o objetivo do Xadrez é justamente capturar o Rei inimigo e proteger a todo custo o seu próprio soberano. Não adianta capturar todas as peças adversárias e não capturá-lo, pois isso não resulta em vitória.
RAINHA: A Rainha (muitas vezes chamada de Dama), apesar de não ser a peça mais importante, é a mais poderosa de todas. Mais até do que o próprio Rei!
Um fato curioso é que ela nem sempre foi tão forte, mas foi adquirindo força e importância a partir da Idade Média, quando a figura da mulher estava em alta na Europa, principalmente em países que eram governados por rainhas, como as monarcas Isabel de Castela, Leonor da Aquitânia, Branca de Castela, Teofânia de Bizâncio e Matilde de Canossa. Outro fator que influenciou bastante a ascensão da Rainha no Xadrez, foi a fervorosa adoração da Virgem Maria no século XII. Desse modo, o Fierce, que era uma peça masculina e representava o Vizir Árabe no Chaturanga, passou a se chamar Rainha, ganhando força e se tornando membro da realeza ao lado do Rei.
BISPO: O Bispo era chamado do Alfil ou de Gaja no Chaturanga e representava os elefantes do exército indiano. Hoje, ele representa a Igreja Católica na Europa Medieval. Por causa disso, o bispo inicia o jogo ao lado do Rei e da Rainha, exercendo o papel de conselheiro da monarquia. O corte em sua cabeça lembra muito uma mitra, usada por autoridades da Igreja Católica.
CAVALO: O Cavalo, que era chamado de Ashva no Chaturanga, como o próprio nome e aparência indicam, representa a Cavalaria de um exército medieval. Por causa disso, são peças muito poderosas e ágeis, sendo inclusive, as únicas que podem pular por cima das demais peças do tabuleiro.
TORRE: No Chaturanga, chamada de Ratha, a Torre representava as bigas, um carro de guerra do exército indiano movido a cavalos. No Xadrez atual ela pode ter dois significados, sendo que o mais usual deles, é a representação dos castelos da Idade Média, até mesmo pelo fato de a Torre possuir uma aparência muito similar à de uma torre das fortalezas medievais. Tanto que o Roque, movimento onde o Rei se resguarda na proteção de uma Torre, lembra visualmente, uma pequena fortaleza, sendo que essa formação de peças é chamada de Castle, em Inglês.
Outro significado que costuma-se atribuir à Torre do Xadrez, é representação das Torres de Cerco, um componente dos exércitos medievais em formato de torre construída em cima de uma estrutura com rodas, usada na invasão de fortalezas.
A Torre, apesar de frágil no início do jogo, é considerada a peça mais poderosa depois da Rainha.
PEÃO: O Peão, chamado de Bhata no Chaturanga, representa a infantaria, a linha de frente dos exércitos medievais. É a peça mais fraca e menos valiosa de todo o tabuleiro. Isso faz com seja constantemente usado em sacrifícios de peças ou mandado para a morte contra as linhas inimigas com o intuito de abrir brechas nas defesas do oponente.
Uma curiosidade interessante a respeito do Peão, é que nas falanges romanas e espartanas, os soldados dependiam-se mutuamente para se manterem protegidos. O escudo de um infante protegia apenas um lado do seu corpo, o outro lado, era protegido pelo escudo do seu companheiro. Desse modo, para que uma falange tivesse sucesso em seu avanço, era necessário que todos os seus componentes protegessem a si mesmo e ao soldado que estivesse ao seu lado, formando assim uma cadeia de combatentes sólida e poderosa.
No Xadrez, uma estratégia muito semelhante é usada no movimento dos peões. Já que um peão só pode proteger o companheiro que estiver ao seu lado (nunca na frente e nem atrás), deve-se avançá-los de forma conjunta e compacta, formando uma cadeia de peões sólida, capaz de suportar os ataques das forças adversárias. Consequentemente, um peão isolado sempre será uma peça extremamente frágil.
Resposta:
Os peões só podem se mover para frente. Uma ou duas casas para frente (dependendo do momento do jogo) e ele "come" as peças na diagonal, se movendo apenas uma casa.
Os cavalos se movem em "L", sendo duas casas em uma direção e duas casas na direção perpendicular ao primeiro movimento. As torres se movimentam em linha reta (para frente ou lados), andando quantas casas quiser, desde que não passe por cima de nenhuma peça.
Os bispos eles se movimentam na diagonal do jogo e também "comem" as peças adversárias desse modo. O rei só se movimenta uma casa por vez em qualquer direção. Já a rainha consegue mover-se em diversas direções, é uma espécie de junção dos movimentos do bispo e da torre.